segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Gestao de Pessoas, ou você tem, ou...




Para Chiavenato (1994), há uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência, são guiadas para alcançar determinados objetivos.




No segundo caso, as mesmas são o sujeito ativo da gerência, são elas que guiam e controlam para atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais.




Gerenciar pessoas ou a gestão de pessoas é a preocupação de muitas organizações para que seus objetivos sejam atingidos, de preferência com a participação de um grupo eficaz e motivado liderado por um gestor que possa ter desafios estratégicos nesta atividade, segundo
Fisher & Albuquerque (2001, p. 16), tais como :

• “atrair, capacitar e reter talentos;
• gerir competências e conhecimento;
• formar novo perfil do profissional demandado pelo setor;
• manter motivação/clima organizacional;
• desenvolver uma cultura gerencial voltada para a excelência;
• conciliar redução de custo e desempenho humano de qualidade;
• equilíbrio com qualidade de vida no trabalho;
• descentralizar gestão de RH”.




Tenho trabalhado com gestão de pessoas e percebo que as empresas focam processos, produtos e serviços procurando alavancar a qualquer custo seus resultados...porém pergunto : Quem faz isso ?




Para o futuro sustentável de qualquer empresa ( pessoa ) é fundamental mudarmos o foco para quem é o elemento fundamental e que faz a coisa acontecer, ou seja, PESSOAS.




Por isso digo : Gestão de pessoas, ou você tem, ou...




Grande Abraço,


Flávio Maneira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o artigo. Cada vez mais as empresas precisam se preocupar com quem faz o negócio virar, ou seja, PESSOAS. O equilíbrio entre vida pessoal e profissionais forma funcionários mais saudáveis e satisfeitos com a organização.
Excelente Flávio!
Abraços,
Heloisa Neves
Coordenadora de Treinamento de Vendas - Reckitt Benckiser Brasil.

Anônimo disse...

Zaga? é voce cara? satisfação em ve-lo!!

Anônimo disse...

Concordo com a Heloisa, e digo mais, eu vejo que os colaboradores esperam que seus lideres deem condiçoes para que os liderados possam se ajustar sim de acordo com a demanda do negocio. Porque obviamente não há resultado positivo sem um grupo de trabalho motivado "em grande parte do tempo" e focados no sucesso comum.

Muito bom Flavio!
abs

Murilo Santos
Marketing Procurement - BDF Nivea Brasil