quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Coaching"


Olá a todos !!! Coaching é um termo que vem ganhando um grande espaço no mundo corporativo , principalmente nessa última década, em função de sua alta capacidade de desenvolver as pessoas e ser ligado a "Liderança". Enfim o que é "Coaching" ?


Para entendermos o que é...vou apresentar dois personagens : O Coach ( técnico, nas organizações : líder ) que é o responsável por dar o "coaching" e o Coachee ( quem o recebe : Colaborador ). O Coaching é um processo no qual faz com que o colaborador ( coachee ) busque o autoconhecimento em algumas competências ( técnicas e comportamentais ) objetivando a melhora do seu desenpenho em seu trabalho, seja para melhorar no cargo atual ou se preparar para assumir um outro cargo.


No meu ponto de vista é uma das mais eficazes ferramentas de desenvolvimento, claro, quando aplicada de forma certa e embasada. É sugerido fazer um curso sobre liderança ou coaching , de forma que você saiba quais os recursos existentes e como seria a melhor maneira de aplicá-los.


Vale lembrar que para ser um bom coach é fundamental ; Saber perguntar, Saber Ouvir e dar feedbacks assertivos ( baseados em fatos ), ou seja, se você tem autoconsciência de como está nessas competências...você já saberá se pode desenvolver um ótimo processo de "Coaching" !!!


Um grade abraço !!! até a próxima !!!
Flávio Maneira

Nenhum comentário: