segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novas Mídias: Rádio Digital

E para onde vai o Rádio Digital ?

Nos dias de hoje todos já falam de HDTV, terceira geração da telefonia móvel. Mas onde estará o rádio nessa nova era? Não podemos esquecer dele, o meio de comunicação mais popular da história também segue o caminho da digitalização.

No exterior, sistemas já estão sendo implantados. Mas assim como nos Estados Unidos o Brasil tende a optar pelo sistema IBOC (In Band On Chanel). Esse sistema permite uma transição similar a da televisão, ou seja, transformar nosso sinal em digital mantendo durante um tempo o sinal analógico. Com o simulcasting fica facilitada a inclusão digital, as rádios não perdem os ouvintes e os aparelhos no mercado não ficam obsoletos do dia para a noite.

O sistema IBOC tem como sua característica principal possibilitar a transmissão digital em ondas médias (OM) e freqüência modulada (FM), tudo isso dentro da mesma faixa de freqüência. Outros sistemas também possibilitam a transmissão digital assim como o Eureka 147, inviável a realidade brasileira e o DRM ( Digital Radio Mondiale) possível apenas para ondas médias. O DRM já esta em pesquisa há cerca de 10 anos, mas ainda não conseguiu se firmar no mercado. Testes estão sendo realizados por todo o mundo e podem também começar no Brasil, durante esse ano.

Diferentemente da TV digital, onde demorou para serem fabricados os receptores set top box. O Brasil já produz na zona franca de Manaus receptores HD Rádio, para o mercado dos Estados Unidos. Por enquanto apenas uma marca fábrica os receptores, número que precisará ser aumentado com o início das transmissões, afinal, hoje o sistema em teste já alcança cerca de 30 milhões de pessoas.

Para os radiodifusores o interesse maior é sobre o IBOC, mas o sistema ainda não tem data para implantação, pois nem mesmo foi escolhido. A associação ABERT ainda não esta satisfeita com os testes e em parceria com a Universidade Mackenzie, esta pesquisando o sistema, buscando conhecer melhor suas características e soluções para os problemas. O único até agora sem uma possível solução é o delay, atraso de quase 8 segundos justamente pelo processamento entre analógico e digital.

Aos mídias, publicitários, marketeiros e afins vem ai mais uma maneira de utilizar a mídia a favor de sua marca, preparem-se, as melhores idéias e os pioneiros farão a diferença !

No próximo texto falaremos, das influências da Mídia nos planos de Marketing! Até lá !

Caio Bertoni
Midiando Marketing - Associado SET

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