sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O capitalismo de mão única


Bom, estamos em um momento de crise e disso todos já sabem, aliás, é o que mais se fala na mídia, nos corredores, em casa. Parece que toda nossa vida mudou em virtude da tal crise. Mas de fato não quero falar dela e sim do sistema, mesmo porque vejo ela como uma grande oportunidade para novos bons empreendedores aparecerem no mercado, afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenços. Ontem vi pela televisão os presidentes das maiores montadoras de automóveis do Estados Unidos pedindo socorro, sim, depois de anos empresas como GM e Ford enfrentavam uma grande crise, que fez sua demanda voltar a números de 25 anos atrás.

Agora que vem minha pergunta, estamos, vivemos e nascemos em um berço ativamente capitalista, onde quem ganha e quem cresce, cresce por si só, fatura sozinho. Calma, isso não é nenhuma demagogia ao Socialismo, mesmo por que sou um capitalista. Mas até que ponto o governo tem que investir e sustentar a ineficiência das empresas que não deram certo. Esta certo o dinheiro do povo que foi arrecadado através de impostos e através do trabalho prestado para os grandes, servir de salvação para aqueles que erraram em algum momento.
Será que por ser grande essas empresas se tornam imortais ? E aqueles outros que investiram errado, que fizeram planejamentos e investimentos baseados em um mercado volátil, correram o risco, não deveriam agora arcar com isso ? Esta certo que essa ´´salvação`` de grandes empresas prestes a pedirem concordata, salva milhares de empregos, segura o mercado, não abre grandes rombos na economia. Mas até que ponto isto é certo ? Até onde será saudável para o sistema essas atituldes?

Infelizmente eu, mero micro empresário em começo de carreira, e também grandes estudiosos não sabem definir se isso é certo ou errado, benéfico ou maléfico ao sistema. Porém sinto que o capitalismo além de ser individualista, é também para os grandes e sim, segue em uma mão única! Afinal você já viu uma grande empresa em seu momento de alta lucratividade, dividir seu dinheiro com o você ?

Um grande abraço e um ótimo final de semana!
Caio Bertoni

Midiando C&M

Nenhum comentário: