quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resposta ao leitor !

Caros amigos e leitores, recebi de um anônimo um comentário sobre nossa curiosidade, falando sobre o meio ambiente e a consciência no uso do papel. Para quem quiser ler, buscar no tópico ´´Curiosidade``. Segue aqui nossa resposta ao nosso leitor!

Caro anônimo,

Obrigado por participar do blog e por opinar neste assunto ! Porém acredito que o mercado esteja descontrolado e atuando de forma ilegal, ou seja, o consumo desenfreado faz o mercado de celulose muitas vezes contar com desmatamentos ilegais e criminosos.

Acho interessante seu raciocínio, mas teoricamente no mercado ele não é 100% fiel. O mercado conta com pessoas desleais, que acabam com terra de ninguém para vender madeira a um preço menor. Não estou aqui levantando a bandeira de ´´ bom-mocismo``, mas sim, que a utilização das florestas para o uso comercial desse planeta sejam feitas de maneira legal, regularizadas, com reflorestamento sustentável.

O mercado tem que crescer, mas com regras básicas para se sustentar, ou afinal, o que vai ser do futuro sem um meio ambiente pulsante ? O que adianta crescer se o sistema não é capaz de abastecer a demanda ?
Você sabia que o nosso ritmo de degradação esta praticamente irreversível ? A Veja colocou a pouco tempo em sua matéria de capa que a velocidade do planeta em repor recursos naturais é bem menor que a avidez do consumo, e se você não ficou sabendo não se assuste, pois a repercussão da matéria foi bem pequena, infinitamente menor que a cobertura da crise econômica mundial, que quem diria é o que pode aliviar um pouco a pressão que exercemos sobre a Terra.
O uso desenfreado e irracional não irá prejudicar o mercado, precisamos sim que cada um tenha consciência e bom senso no uso não só do papel, mas de todas as nossas matérias primas.
Só quero frisar mais uma vez, que os bons estrategistas vão ter que se preocupar sim com o meio ambiente, terão de saber como economizar recursos e utilizá-los da melhor forma, faz parte da atuação dos administradores desse ´´presente-futuro``.
Afinal o que seria do comércio e da vida atuante de todos nós nesse planeta, sem a natureza ?

Não prego uma causa a ser defendida, mas apenas um despertar para sua consciência !
Pense nisso !

Grande abraço !
Caio Bertoni
Consultor Midiando C&M

Um comentário:

Reinaldo Cirilo disse...

Pessoal,

Só queria fazer uma colocação sobre o tema.

O nosso leitor tem o direito de opinar da maneira que achar necessário e nós da equipe Midiando, de expor nossas idéias, também da maneira que acharmos correto.

Em um espaço democrático é assim que funciona, sem ressentimentos, ou qualquer tipo de problemas.

Eu somente sou contra as pessoas que fazem comentários ácidos e não assinam, pois desta maneira, eu não posso respeitar tanto esse leitor quanto eu respeito uma pessoa que assina embaixo.

Um abraço.