segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

NATIONAL RETAIL FEDERATION - RETAIL´S BIG SHOW 2009

Midiando Marketing Blog direto de Nova York

A National Retail Federation ou NRF (http://www.nrf.com/), é a federação nacional do varejo americano que realiza anualmente a maior convenção mundial sobre o assunto, que acontece em NYC, chamada de Retail´s Big Show. Durante o evento, que neste ano foi de 10 a 14 de janeiro, foi possível participar de palestras com diversos dirigentes das maiores empresas varejistas mundiais, como Walt-Mart, Home Depot, Kroger, Target, Carrefour, Walgreens, entre outros e grandes empresas de consultoria, como a Deloitte, onde foram abordados assuntos sobre novas tendências, casos de sucesso, modelos praticados, sustentabilidade e a crise financeira atual. Os exemplos citados não são restritos somente ao mercado dos EUA, apesar de ser um dos mais sofisticados do mundo e possuir uma ampla diversidade de comportamento de seus consumidores. A Expo Trade Show conta com a presença de expositores do mundo todo e apresentam soluções em sistemas e hardware.

Nesta viagem, fui acompanhado de executivos da agência que trabalho (Ability Trade Marketing), cada um especializado em áreas distintas, planejamento, criação, merchandising, eventos e negócios, permitindo-nos uma valiosa troca de informações visando o máximo de aproveitamento dos temas apresentados.

Infelizmente nesta edição da NRF, o clima não era dos melhores, a crise foi o tema mais abordado durante o encontro, muitas vezes ocultando nossa expectativa relacionada a novos investimentos e novas tecnologias para 2009. A boa notícia é que os americanos visualizam o Brasil como o país emergente que menos sofrerá com a crise, por incrível que pareça, escutei mais de uma vez falarem bem do nosso país, que convenhamos, possui um varejo bastante desenvolvido se comparado com outros países de 3° mundo. Numa pesquisa realizada no mercado americano, 51% dos varejistas abordados, garantiram que possuem entre seus clientes consumidores brasileiros. Os preços muito baixos praticados hoje pelos lojistas americanos e a facilidade e segurança de pagar com cartões de crédito internacionais, tem atraído muita gente aqui e animado os comerciantes de lá, que devem intensificar o ataque ao mercado brasileiro em 2009.

Dentro das mais diversas informações apresentadas no evento, eu gostaria de destacar a realizada pela Deloitte, no auditório reservado para as “SPECIAL EVENTS HALL”, sobre as Top 10 Tendências do Varejo Mundial.
São elas:

1- Corte de despesas
2- Gerenciamento de risco
3- Experiência do Cliente
4- Gestão de pessoas
5- Estratégias multi-canais (WEB)
6- Lojas menores
7- Segmentação de mercado
8- Globalização
9- Reformulação do Supply Chain
10- Você é a marca

Destas, gostaria de enfatizar:

1. Corte de despesas: Necessidade primaria para sobrevivência meio a crise e as dificuldades que virão durante os próximos anos.

3. Experiência do Cliente. Tendência mundial, dentro de um mercado extremamente competitivo, onde a decisão de compra é no PDV, tecnologias que permitem que o cliente interaja, se divirta e experimente o produto, com certeza farão a diferença nas vendas.
Na Expo Big Show, foi apresentado diversas tecnologias voltadas a “RETAIL EXPERIENCE”, como, mesas Touch Screen (Microsoft Surface – www.microsoft.com/surface), displays que exalam cheiros, como de chocolate, maçã, hortelã e muitos outros, sistemas via Bluetooth para interação com celulares. Este é apenas o inicio desta tecnologia voltada à interatividade, que irá se desenvolver rapidamente, ao ponto de podermos comprar tudo que quisermos através de um celular.

4. Gestão de pessoas. Atendimento ao Cliente, um dos pontos fortes do nosso varejo, crucial para o sucesso nas vendas, deve ser considerado ponto de excelência, treinamentos constantes, benefícios e reconhecimentos são soluções que aumentam consideravelmente a fidelidade dos colaboradores.

5. Estratégias multi-canais. Considera-se que em 2012, 50% das vendas no varejo serão influenciadas e concretizadas pela WEB, por isso, a integração com lojas físicas torna-se uma obrigação, não apenas para vender, mas para explicar e demonstrar os produtos e se relacionar com os clientes.

Comprovadamente os varejistas bem sucedidos são aqueles que investem seus esforços em marketing, para construir uma marca e oferecer uma experiência marcante para seu cliente e não somente vender produtos baratos.

Assim, cuidados como, atendimento ao cliente, visual merchandising, organização, informação, facilidade de encontrar os produtos, preços competitivos, velocidade e eficiência na entrega e serviços diferenciados de pós venda, são estratégias necessárias para o sucesso de uma rede de varejo.

Um abraço e até a próxima!

Fabricio Massa
Midiando Marketing Blog

4 comentários:

Reinaldo Cirilo disse...

Parabéns Fabricio...

Excelente a oportunidade que você teve de participar deste evento e melhor ainda você dividir conosco.

Tenho certeza que muitas ações que irão ocorrer no varejo brasileiro este ano será com base no evento.

Abraço.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto e comentários...

Com suas palavras consegui entender perfeitamente os assuntos abordados neste evento.

Beijos,

Adriana

Anônimo disse...

Fabricio,

Em poucas palavras relatou o que está acontecendo no mundo.. Muio Bom!!!

Britche

Anônimo disse...

Ótimo post! Parabéns!
Muito obrigado por dividir esta experiência conosco.
Abs!
Luiz