terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Superbowl: espaço publicitário de US$ 3 mi por 30s


Nesse último final de semana foi realizado o Superbowl, final da National Football League (NFL), nos Estados Unidos. A partida de futebol americano colocou frente a frente o Pittsburgh Steelers e Arizona Cardinals com direito a presença do presidente Barack Obama. O evento parece não ter sido afetado pela crise financeira mundial. A prova disso foi a receita recorde de US$ 206 milhões conquistada com os comerciais nos intervalos da partida. A rede de TV NBC, detentora dos direitos de transmissão, comercializou 69 propagandas de 30 segundos, ao custo de cerca de US$ 3 milhões cada uma.

O investimento das patrocinadoras não foi um “chute no escuro”, uma vez que as 10 maiores audiências da história da tevê norte-americana foram em transmissões do Superbowl. Só esta 43ª edição, reuniu aproximadamente 100 milhões de espectadores apenas nos Estados Unidos, além de ser transmitido para outros 200 países.

Algumas curiosidades sobre o Superbowl XXXIII:

- O Superbowl é o evento esportivo que mais movimenta dinheiro nos EUA;

- Ao contrário das edições anteriores, as principais montadoras americanas (GM, Ford e Chrysler) ficaram de fora dos anúncios durante os intervalos;

- As empresas justificaram a ausência com estudos realizados que concluíram que o número de consumidores que associaram os comerciais às companhias não foi satisfatório;

- Por outro lado, Hyundai, Audi e Toyota marcaram presença;

- Não só em 2009, mas em todas edições desde o ataque do 11 de setembro de 2001, foi proibido pela Serviço Secreto norte-americano o sobrevôo dos famosos dirigíveis de publicidade em cima do campo de jogo;

- A detenção dos direitos de transmissão não pertencem apenas à NBC, mas também à FOX e CBS;

- No Brasil, a finalíssima pôde ser conferida nos canais FX e ESPN Brasil;


Fontes:

http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3489052-EI1877,00-Comerciais+do+Super+Bowl+nao+entusiasmam.html

http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/

http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=propmark&infoid=50591&sid=3&tpl=printerview


Diego Matsumoto
Consultor Líder - Midiando Comunicação & Marketing

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho interessante esse tipo de reportagem. Mas pelo visto não tem fonte nenhuma? Assim, não querendo ser critico, mas ja sendo, a fonte é confiável?

Pra mim o Sr. Diego as informações não devem ser relevadas, já que o senhor pode ter invetado esses valores. Acredito que uma reportagem como essa deveria no mínimo conter as fontes de pesquisas.

Até mais

Reinaldo Cirilo disse...

Prezado leitor,

Concordo com você sobre a questão das fontes, que por um lapso o Diego se esqueceu de acrescentar.

Abaixo seguem alguns links, onde você pode visualizar os dados e os números dessa matéria:

http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI3489052-EI1877,00-Comerciais+do+Super+Bowl+nao+entusiasmam.html

http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/

http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=propmark&infoid=50591&sid=3&tpl=printerview

Agradeço a sua participação, e continue nos ajudando a fazer um blog cada dia melhor.

Reinaldo Cirilo

Líder Executivo.

Anônimo disse...

Agora sim. Obrigado.

Anônimo disse...

Crítica construtiva: o texto precisa de revisão, está mal escrito, parece até que foi usado o tradutor do Google.
Abs!