terça-feira, 31 de março de 2009

A aposta de Richard Branson

Depois de tanto discutirmos a publicidade no futebol, o assunto mais comentado nas rodas dos marketeiros esportivos é a Fórmula 1. O certame da categoria automobilística mais famosa do mundo começou neste final de semana e, além da surpresa com as dobradinha da equipe Brawn, o que mais chamou a atenção na prova foi o “branco” na carenagem da nova escuderia. É chover no molhado dizer que toda grande empresa quer patrocinar uma equipe vencedora, não somente pela valorização da marca mas também pelo quanto é investido nestas ações. Aí surge a pergunta: qual é o risco de investir milhares de dólares em um time montado as pressas mas com a liderança de Ross Brawn, hexacampeão de construtores pela Ferrari?

O único a apostar na escuderia de Jenson Button e Rubens Barrichello foi o magnata britânico Richard Branson, dono do império Virgin. Para quem não conhece, o grupo possui uma gravadora, uma companhia aérea, uma rede de rádios e muito mais (www.virgin.com). De acordo com o site Crash.Net, o contrato é, a princípio, para as duas primeiras etapas. No entanto, já há conversas para garantir o apoio por todo o ano, com a Virgin dando nome à escuderia. O valor pago pelo espaço publicitário seria de S$ 250 mil (R$ 550 mil) por corrida, sendo que jornal norte-americano Pro Sports Daily, por sua vez, revelou que o valor total que a Virgin deve investir no time de Brackley é de no máximo US$ 10 milhões (cerca de R$ 22 milhões) por temporada. Resta saber agora se a aposta de Branson está correta e se o bólido inglês não é na verdade um cavalo paraguaio.

Diego Matsumoto
Consultor - MidiandoMKT

3 comentários:

Anônimo disse...

"...Richard Branson, dono do império Virgin. Para quem não conhece, o grupo possui uma gravadora, uma companhia aérea, uma rede de rádios e muito mais..."

E muito mais?? o que??

Reinaldo Cirilo disse...

Dá uma pesquisada no Google meu querido....de vez em quando é bom...

Diego Matsumoto disse...

Caro leitor,

o "muito mais" pode ter sido um termo meio vago, mas seria impossível listar uma a uma as 41 empresas de Branson. Se você prestar bem atenção eu coloquei o endereço do Virgin Group onde você poderá conhecer cada um dos empreendimentos. Além disso, você pode ver um outro post neste mesmo blog onde uma reportagem da TV Globo fala sobre Branson.

Grato pela atenção.