terça-feira, 21 de abril de 2009

A CABEÇA DE STEVE JOBS – Primeira Parte.


Prepotente, agressivo, revolucionário, ignorante, nerd, exigente, minucioso, perfeccionista, elitista, focado...

Muitas palavras e adjetivos, já foram utilizados para descrever Steve Jobs, o fundador e administrador da empresa mais revolucionária dos últimos tempos, a Apple.

Estou lendo o excelente livro do mesmo nome deste texto, do autor Leander Kahney e estarei dividindo com vocês muitos aspectos interessantes da carreira deste grande visionário do mundo dos negócios.

Neste primeiro texto, eu vou apresentar o Steve Jobs e contar um pouco de sua carreira.

Nascido em 1955 em São Francisco – EUA, filho de pais universitários e não casados, Steve foi oferecido à adoção com uma semana de vida. Foi adotado por um casal de operários que pouco depois se mudou para Mountain View, na Califórnia, uma cidade rural cheia de pomares, que não continuo rural por muito tempo, pois o Vale do Silício cresceu a sua volta.

Na escola, Jobs, quase se tornou um delinquente. Um professor o incentivou a freqüentar as aulas e um vizinho lhe apresentou as maravilhas da eletrônica, presenteando ele, com kits eletrônicos, onde descobriu que TVS e outros aparelhos “Não eram mais misteriosos” e “Ficou muito mais óbvio que eram os resultados da criação humana, e não algum tipo de magia”.

Os pais obrigaram Jobs a frequentar uma universidade, mas ele abandonou o Reed College, no Oregon, depois do primeiro semestre, mas continuou assistindo aulas, extra-oficialmente, que lhe interessavam como aulas de caligrafia. Sem nenhum tostão, reciclava garrafas de Coca-Cola, dormia no chão em casas de amigos e comia de graça no templo Hare Krishna local. Fez uma dieta só com maças, pensando que isso lhe permitiria dispensar o banho. Não funcionou (mas o logo\nome da Apple estava começando a ser construído).

Trabalhou na Atari (líder dos games por muitos anos), após o retorno a Califórnia, guardou grana e foi para a Índia, em busca da luz.

No retorno, junto com Steve Wozniak, um gênio da eletrônica que construiu seu próprio computador para se divertir, mas não tinha grande interesse em vendê-lo. Juntos fundaram a Apple Computer Inc. no quarto de Jobs e logo estavam montando computadores na garagem. Para financiar os negócios, Jobs vendeu sua Kombi e Wozniak vendeu sua calculadora. Jobs tinha 21 anos e Wozniak, 26 em 1976.

Com a revolução dos PCs, a Apple deslanchou, lançou ações no mercado em 1980 com a maior oferta pública desde a Ford Motor Company, em 1956 tornando multimilionários instantâneos os funcionários que tinham opções de ações. Em 1983, a Apple entrou na lista da Fortune 500 na posição 411, a mais rápida ascensão de qualquer empresa na história dos negócios. “Eu valia pouco mais que um milhão de dólares quando tinha 23 anos e mais de 100 milhões de dólares quando tinha 25 anos, e nada disso era muito importante, porque nunca fiz as coisas pelo dinheiro” disse Jobs.

Interessante a vida de Jobs até aqui não é? E isso é só o começo, acompanhe os próximos passos.

Nenhum comentário: