sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Ser Resiliente ou Estar Resiliente" ?, por Flávio Maneira

"O mestre arqueiro acerta o alvo antes da flecha"
Olá a todos !!!


Vivemos hoje em um mundo globalizado onde as mudanças, sejam econômicas, sejam culturais (sustentabilidade) ou comportamentais (do produto para o cliente e agora...do cliente para o produto) estão presentes de forma intensa em nossas vidas e precisamos nos adequar de forma rápida e flexível...


A adaptabilidade rápida e focada em um novo modelo fará a diferença em nossas vidas... ou seja, precisamos estarmos resilientes ou sermos resilientes ? Na minha opinião não basta estarmos resilientes... precisamos "ser resilientes", isso será uma condição para as pessoas que buscam uma vida melhor tanto profissional e/ou pessoal.


Um grande amigo e admirável consultor especialista em resiliência estratégica chamado Eduardo Carmelo (na minha opinião,um dos melhores no assunto) escreveu em seu livro: "Resiliência não é só suportar pressão. Resiliência é muito mais. É principalmente crescer na mudança, antecipar cenários, alcançar objetivos, criar o Futuro!"


Precisamos "remodelar nosso modelo mental" e treinarmos nossa mente & pensamento procurando "ser resiliente" e não estar em alguns momentos. Há pouco tempo falavam-se que não se podia desenvolver "criatividade" em pesssoas que não possuiam essa competência, hoje sabe-se que estavam errados... conseguimos através de exercícios cerebrais (neuróbica) deixar as pessoas mais criativas.


Eu penso diariamente nos fatos que me permeiam (profissionais & pessoais) procurando "ser resiliente" e os resultados tem me surpreendido...minha sugestão ? Experimentem.


Um grande abraço a todos,

Flávio Maneira

Nenhum comentário: