domingo, 5 de abril de 2009

Smiles de cara nova!








O programa de fidelidade da GOL Linhas Aéreas se reposiciou e está com nova identidade visual. O objetivo é gerar valor para o cliente, que na visão da empresa, auxilia a diferenciar a companhia da concorrência e a ganhar mercado.

O Smiles é uma ferramenta de extrema importância para a empresa, que tem operações e verbas de Marketing próprio e mais de seis milhões de participantes.

A GOL iniciou este processo com uma análise de segmentação e criação de valor para a marca. Primeiro, a empresa pesquisou se o antigo programa poderia ser desvinculando da Varig e se teria aderência com a Gol.

Concluída esta fase, a empresa teve o sinal verde para investir em uma marca única. O programa, no entanto, precisou se readequar ao mercado, pois junto com a antiga Varig, o Smiles não estava sorrindo. Lançado há 15 anos, o programa já não era tão atrativo para os clientes.

O Smiles era apenas um programa de pontos, um programa cujo resgate de pontos não era tão fácil como se propõe nesta reformulação. Um dos motivos era a pouca disponibilidade de vôos. Antes, a Varig tinha 34 aviões que faziam 140 vôos por dia.
Hoje, com a Gol, são 800 vôos diários com 106 aeronaves e um volume oito vezes maior de emissão de passagens pelo programa.

O novo Smiles não emitirá mais cartões. Todo o contato entre o cliente e a Gol será feito por sistemas que a companhia aérea vai disponibilizar para todos os tipos de celulares, seguindo a tendência do mercado.

O conceito do programa é focado no público da GOL, clientes jovens, modernos, que utilizam o Smiles para lazer e trabalho. Por isso, a marca foi modernizada e será muito aplicada em meios digitais, com destaque para o celular.

O que não muda é a forma de contato com o cliente. O Marketing Direto continua sendo a essência do programa. Por isso, a Gol abriu uma concorrência para escolher uma agência que vai trabalhar o database do Smiles.

A companhia está investindo alguns milhões para aumentar os atuais 40% de participação de mercado.

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