segunda-feira, 18 de maio de 2009

Evolução


Toda evolução vem a partir de uma transformação, impulsionada pela inconformidade que gera a ação.

O mundo se transforma em uma velocidade imensa, muito do que era já não o é, as empresas, os anseios, as necessidades, os objetos de desejo são cada vez mais, por menos tempo.

É interessante observar que tudo o que chega é porque, em algum momento, seu(s) idealizador(es) se incomodou(aram) com determinada situação.

O computador pessoal, a telefonia celular, os automóveis, os aviões, nasceram de inventos idealizados com a ideia de que o que temos e somos é pouco, então, a partir de tais criações poderíamos ir e ser mais.

Você lê essa coluna com extrema naturalidade, em qualquer parte do mundo, assim como eu o faço ao escrevê-la mas como seria esse processo a 20 anos atrás?

Essa transformação, cada vez mais veloz, vem através de necessidades que não tínhamos e em determinado momento passam a ser imprescindíveis.

Só criamos quando acreditamos que podemos ir além.

Quando sentimos que o que é, já não é o suficiente.

Como está o seu trabalho e o cargo que você ocupa?

Sua empresa atende os teus anseios e está no patamar que você idealizou quando a criou?

Os projetos e negócios que você tem criado estão caminhando de acordo com o plano inicial?

Veja o caso da indústria fonográfica. O que já foi uma potência, após repetidas investidas da pirataria e da internet vem sofrendo golpes que a fazem definhar cada vez mais.

Será que está tudo perdido ou seria hora de reinventar-se?

A indústria do cinema sofreu com a queda nas locações de DVDs e seus projetos para o futuro se direcionam em, por uma pequena tarifa, baixar filmes pela internet e fazer com que o consumidor tenha acesso a milhares de títulos sem precisar sair de casa.

Para todas as dificuldades existem soluções, umas com melhores resultados, outras mais discretas, mas sempre podemos encontrar posições que nos ofereçam, novamente, a oportunidade de obter sucesso.

A indústria tem que se reinventar para sobreviver, os mercados se reciclam, as pessoas desenvolvem e se você permanecer onde sempre esteve, como sempre esteve, provavelmente deixará de estar e ser, antes mesmo que imagina.

Analise-se e veja onde pode e onde deve reciclar teus posicionamentos e conceitos.

Têm mais chance de sobreviver os que alimentam e incentivam o seu lado criativo.


Reflexões Corporativas

www.reflexoescorporativas.wordpress.com

12 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado falar tanto sobre evolução, ao mesmo tempo em que este blog pratica SPAM no reddit.com. Sério, parem de poluir o site. Está ficando ridículo.

Caio Bertoni disse...

Parabéns !

Igor disse...

Concordo com o primeiro comentário. Ta virando uma palhaçada o spam que vocês praticam no Reddit. Entendemos que a forma de marketing que vocês praticam não é convencional, mas se é para jogar conteúdo de lixo em sites respeitados vou começar tomar as devidas medidas para bloquear este spam desnecessário. Espero que você colabore em vez de poluir os sites com spam. Se você gostaria de enviar este tipo de conteúdo que ninguem quer ler, abra uma conta no twitter.
Abraços!

Reinaldo Cirilo disse...

Prezados,

Em breve nosso consultor Leonardo Siqueira, nos dará informações sobre o assunto.

Só gostaria de responder ao Sr. Igor, que o blog Midiando Marketing, não prática SPAM, nosso conteúdo não é lixo (estamos concorrendo a prêmios, centenas de visitas e por ai vai), e cada um de nossos consultores (temos um grupo grande de consultores, renomados em suas carreiras), tem uma maneira independente de divulgar seus textos.

Vamos aguardar as informações, para se for necessário, continuarmos a discussão.

Att.

Reinaldo Cirilo
Fundador do Marketing Blog.

Leonardo Siqueira disse...

Olá Igor, vou responder apenas a você porque o primeiro comentário veio como anônimo.
Gostaria de esclarecer que existem vários sites, entre eles o Reddit, que tem como finalidade justamente divulgar textos de blogs e notícias.
Ao realizarmos tais divulgações, estamos dentro da proposta destes sites, enviando conteúdo de qualidade e dando a cada internauta a possibilidade de clicar (caso se interesse pela matéria) ou não, o que difere totalmente da prática de Spam, que também não estamos de acordo, então talvez você esteja confundindo as nossas práticas.
Sendo assim, esteja certo que divulgamos somente em sites que tem essas finalidades e sempre, textos com conteúdo.
Leonardo Siqueira

houdouva disse...

O guia de etiqueta do reddit diz o seguinte:

"Post links directly to interesting things. Because reddit is a meritocracy, old content and some self-promotion are okay, but submitting content from only a select few sources is discouraged."

O senhor leonardo obviamente quebra essas duas recomendações. Os 14 posts feitos no portal pelo usuário levam a 2 blogs, este aqui, e "reflexoescorporativas", dos quais ambos ele faz parte. Isso não parece "alguma" auto-promoção, mas muita. E uma forma de tentar driblar as dinâmicas do sistema de recomendação social que se baseia em RELEVÂNCIA. Como dito no guia, tal comportamento é desencorajado.
Adicionalmente, apenas UM dos posts tem mais de 1 voto (2, por sinal), e nenhum deles possui comentários de avaliação (o que coloca em xeque os argumentos a favor da qualidade dos textos - o que não é de forma alguma definitivo e nem vem ao mérito).

No mais, de acordo com a argumentação do leonardo, simplesmente por haver um mecanismo de validação social já estaria impedido (filosoficamente?) a prática do SPAM. Isso é tão furado quanto sua lógica. De acordo com seu argumento, o SPAM não existe no reddit, já que tudo tem que ser validado pelos usuários. No entanto, seus posts mesmo sem votos aparecem constantemente na homepage. Caso alguém usasse exatamente seus métodos para divulgar um blog vendendo viagra o que você acharia? Não precisa responder mentalmente.

De qualquer forma, o subreddit no qual estavam sendo postados esses links já está banido pelo sistema de bloqueio de SPAM do reddit, que aparentemente concorda com a análise aqui exposta.

Veredito: SPAM.

Caio Bertoni disse...

Em nome da MidiandoMkt, me pronuncio diante ao fato, entendendo tudo como um grande mal entendido.

Acreditamos que o Sr. Leonardo, consultor deste blog, não agiu de má fé. Ele quis promover o conteúdo, nada além disso. Afinal, em nosso blog não existe nenhum tipo de remuneração, o que isenta em total e qualquer suspeita a divulgação para outro interesse.

Se existe outro foco para essa discussão, nós os desconhecemos.

Tomamos a decisão também de retirar toda e qualquer divulgação do site Reddit.

Agradecemos a compreensão e a colocação de todos.

Caio Bertoni
Consultor Líder - MidiandoMkt

Leonardo Siqueira disse...

Bom, mais uma vez reforço minha tese mostrando que a divulgação dos textos em sites que tem esses propósitos, não é caracterizada SPAM, ainda que você tente, inadequadamente, dar um veredito.

Por fim, já que não precisamos nos estender demasiadamente, não postamos links repetidos e apenas divulgamos quando temos novas matérias, quem se interessa, clica e lê, como alguns fazem, quem não, passa direto para o próximo assunto.

Por fim, estamos abertos a discussões saudáveis, opiniões, críticas, comentários e nossas respostas são em atenção ao seu posicionamento, ainda que eu não o qualifique como justo, acredito que merece justificativa e como você vê, valorizamos a democracia e aceitamos a diversidade de posicionamentos e a divergência de idéias.

Leonardo Siqueira

houdouva disse...

Ao Sr. Caio Bertoni: agradeço sua disposição para resolver a situação. Discordo parcialmente no quesito "interesse", uma vez que há um grande banner na home de seu blog voltado à votação de um prêmio. Mas isso é irrelevante.

Ao Sr. Leonardo Siqueira: sua opinião pode continuar a mesma. A de diversos usuários (e a do sistema de contenção de SPAM do site em questão) dizem o contrário.
Gostaria de saber se você aplica seu argumento de "quem se interessa, clica e lê, como alguns fazem, quem não, passa direto para o próximo assunto." à sua caixa de email. Por acaso você simplesmente "passa para o próximo email", passando pelos pedidos desesperados de bancários nigerianos, de vendedores de potencializantes masculinos? Duvido muito.

Passar bem.

Caio Bertoni disse...

Caro Holoduva,

Sim, realmente existe. Fomos indicados, talvez por participar e discutir conteúdos, que buscam acrescentar algo ao leitor.

Mas acho que descobrir o veredicto de opiniões pessoais, é uma busca sem fim e um tanto quando infundada, a não ser que seu objetivo seja gerar discórdia. Assim, poderei entender.

Mas de qualquer forma, agradeço o seu tempo desprendido a isso.

Att.

Caio Bertoni
Consultor Líder – MidiandoMkt

Reinaldo Cirilo disse...

Prezados,

Fico feliz, que este post, chamado evolução, tenha causado tamanha comoção...È muito bom para quem se interessar por blogar e participar desta nova ferramenta, poder imaginar o alcance dos mesmos e saber que existem muitas pessoas participando, isso só me faz ter mais vontade de continuar.

Com relação ao "interesse", gostaria de esclarecer que em nenhum, digo nenhum meio de comunicação você Houdova vai nos ver pedindo voto para o blog, nem fazendo campanha eleitoral.

Nunca foi nossa intenção chegar tão longe e ser tão bem falado com o blog, nós escrevemos com muita base, com muita pesquisa nos assuntos e por tesão mesmo.

Fomos pegos de surpresa pela indicação do blog ao prêmio, pois diferente de muitos que se cadastram, nosso blog foi indicado por um consultor do TOPBlog, que conheceu o trabalho e gostou. E nós nem sabemos quem é.

Colocar o logo no blog é a regra do jogo, você precisa ter ele cadastrado.

Se você percebesse e fosse mais sensível, comentaria também que mais alguns centímetros abaixo, nós temos um selo da campanha do agasalho, mas a crítica nunca explora isso.

Outro fato, O Leonardo, é um convidado do blog e gosta de divulgá-lo, por acreditar que é de bom nível. Se ele fosse pedir voto para algum blog, com certeza ele pediria para o dele, pois está concorrendo no mesmo prêmio e tem um Blog particular.

Sinto-me feliz de que você visite sempre, sei que é inteligente pela maneira que se comunica e é um tipo de leitor que nos interessa.

Um abraço e vamos mudar de assunto, pois cada um tem um ponto de vista e não chegaremos a uma conclusão sobre o tema, a única conclusão é que estamos fazendo algo de bom pela sociedade, blogando.

Marostica disse...

Olá amigos, bom dia.
Penso, com muita simplicidade que o nosso "produto" deve ser direcionado ao
mercado e devemos respeitar e entender aqueles que divergem de nós, pois por
meio destas divergências é que poderemos melhorar a cada dia. Creio que
poderíamos não aumentar este assunto e darmos um basta, pois assim não
daremos margem para maiores "milongas".
Penso que para grandes riscos, grandes conquistas e ninguém saí por aí
batendo em cachorro morto.
Que a froça esteja conosco,
Professor Doutor Eduardo Marostica.