quarta-feira, 13 de maio de 2009

The Revolution Will Not Be Televised*

Mais uma novidade surgiu: o Seesmic. Loic Le Meur, fundador e CEO do Seesmic falou um pouco do seu site à Revista W. “O Seesmic permite interagir com os amigos com conversação via vídeo. Online, chega o mais perto possível de um encontro na vida real.” Ele também comentou sobre o modelo de negócios que ainda está em estudo e que sua equipe de tecnologia está concentrada em permitir que grupos e comunidade usem o serviço também via mobile. Nas palavras dele, o que o anima na web hoje em dia é a web em tempo real. “Com o Twitter, FriendFeed e Seesmic, há uma nova web que permite interação instantânea com os amigos. Uma nova era se iniciou. Nela, queremos ter contato com nossas ‘tribos’ a todo instante. Ninguém quer esperar: precisamos ter contato e receber respostas na hora. Isso muda tudo, eleva o boca-a-boca ao nível global e viral, por exemplo. Pense em como vai afetar e até mesmo matar o marketing tradicional. Eu só compro produtos importantes depois de conferir o que minha comunidade pensa.” E Loic continua... “Eu acho que logo, logo iremos nos cansar de ter de checar 20 redes sociais diferentes. Agora que está tudo descentralizado, precisamos juntar tudo em um lugar só. Não tenho certeza se será em nossos blogs ou outra forma de presença online, mas sei que esse movimento de descentralização terá de ser organizado de forma a facilitar nossas vidas. Quem quer visitar o Facebook, o Twitter e depois o Myspace para ver as novidades? É muito chato.”


Outra notícia na mesma revista, assim juntinha, à distância de umas quatro páginas: Saiu Skype para iPhone. A versão para iPhone do Skype (para quem não sabe, um comunicador megapopular) teve mais de um milhão de downloads em menos de dois dias após seu lançamento (média de seis downloads por segundo). Tem também para Blackberry. Ainda tem restrições, mas já é o começo. Para quem já viveu bastante no mundo virtual e se lembra dos discos zip de 100 MB e mal consegue achar um pen drive com 4GB na bolsa, sabe do que estou falando...

Dois modos de se comunicar via vídeo, em tempo real, uma já via mobile e o outro em vias de sê-lo. O que será que as operadoras de celular estão achando disso? Medo, pode ser prejudicial ao meu negócio? Ou um mundo inteiro de novas oportunidades está se abrindo?

Post em homenagem a Star Trek, onde já se comunicava via vídeo/celular na década de 60. =)

*Título do poema musicado de Gil Scott-Heron (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gil_Scott-Heron)
REVISTA W: http://www.revistaw.com.br/
SEESMIC: www.seesmic.com
Mais sobre Mobile Skype: http://nomadismocelular.wordpress.com/2009/03/31/skype-pra-falar-no-iphone/ (valeu pela dica Giu).

Nenhum comentário: