Quando o seu negócio estagnar você deve fazer um minucioso estudo para ver qual foi o motivo de tal comportamento.
Atendimento, produção, preço, marketing, custos, são apenas alguns dos diversos pontos que uma empresa tem que analisar para saber quais são os pontos para se melhorar.
As vezes, você tem um bom produto, bom preço, bom atendimento mas não divulga para o público certo.
Nem sempre o público que você idealiza é o que idealiza você, assim, uma adaptação terá que ser realizada.
Veja no caso dos automóveis, são tantos anos indo pela mesma direção, com veículos mudando apenas o design e alguns opcionais, quando de repente, um indiano com uma empresa chamada Tata Motors revoluciona o custo de um carro.
Vindo para o Brasil, vemos a Casas Bahia que cresceu montando um sofisticado serviço de crédito financeiro com a “aparência” de venda de eletrodomésticos.
Viajar de avião era caro? Sim, antes da Gol, mas não mais por ela e tantas outras que adaptaram seus preços ao novo mercado e mais recentemente, pela Azul.
Um laboratório chamado Biofast tem feito muito sucesso com exames a preços muito baixos e entrega de resultados em até 48 horas.
Até agora falei de empresas que optaram por ganhar no volume, com preços baixos, mas temos exemplos de enorme sucesso no mercado de alto luxo. Um exemplo é o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo e todas as lojas ali instaladas.
Temos ainda a Embraer que tem tido um enorme sucesso com seus jatos executivos, lançando recentemente o modelo de “baixo custo”, intitulado Phenom.
Enfim, não é apenas preço baixo, entrega rápida, atendimento de qualidade e marketing certeiro que determinam o sucesso de sua empresa, tudo isso é uma questão de direcionamento mas para que tudo se efetive da melhor forma você deve, antes, fazer duas perguntas:
Quem é o teu consumidor?
Após tal resposta, questione, esse consumidor gostaria de ter acesso ao seu produto?
Com essas respostas bem definidas, você tem meio caminho para trilhar um percurso de sucesso, certeiro e bem estruturado.
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