Sem querer cair na rotina de escrever mais uma comparação entre "como era antes" e "o que acontecerá no futuro", gostaria de mostrar um vídeo excelente que apresenta a evolução da comunicação profissional. O material é de uma agência alemã chamada Scholz & Friends e foi criado para oferecer os serviços de sua rede de agências. Reparem que, da metade para o final, a música acelera e o consumidor se sente perdido. Mais ou menos como acontece hoje em dia com a gente, qualquer semelhança não é mera coincidência.
A Scholz & Friends (http://www.s-f.com/) possui o slogan "A Orquestra de Idéias" que também é uma marca registrada para o conceito. Abaixo segue uma tradução livre da descrição dos seus serviços:
A partir de suas raízes como uma agência de propaganda independente, a Scholz & Friends evoluiu gradualmente e se tornou uma rede de agências com a capacidade de ultrapassar todo o espectro dos instrumentos de comunicação, desde a propaganda, relações públicas, diálogo, online, eventos, arquitetura e design, até as produções para TV. Todos os escritórios da rede trabalham de acordo com o príncipio de orientação da comunicação orquestrada: a interação harmoniosa de todos os instrumentos para expressar e impulsionar a idéia principal. Imagine a idéia da marca sendo o condutor e a agência sendo a orquestra. O desempenho orquestrado da Scholz & Friends é aprimorado por três criadores de eficiência: competência estratégica, excelência criativa e presença internacional.
E, como alguns colegas aqui do blog já falaram, ações isoladas não alcançam os objetivos. Você pode ter preços competitivos e propaganda na TV, mas se não tiver atendimento, não funciona. Palmas para a hostess da Colombo que a Daniele Zandoná mencionou. Ou então, para que ter um formulário de satisfação do cliente, se o que o cliente escreve lá não é levado em consideração, como lembrou o Marcelo Miyashita?
Aproveitando a comparação com a orquestra, o consumidor quer mesmo é assistir shows, concertos ou óperas perfeitos. Ninguém quer ver orquestra ou banda desafinada!
sexta-feira, 31 de julho de 2009
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Um comentário:
Que demais....quem trabalha com marcas ou varejo tem que ver isso urgente..
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