terça-feira, 21 de julho de 2009

Evolução da Marcas - By Daniel Grammlich

Grandes marcas fazem parte do nosso dia-a-dia, e os logotipos estampados em nossos aparelhos e dispositivos eletrônicos nem sempre foram o que conhecemos hoje. Veja aqui alguns dos logotipos mais conhecidos da área tecnológica.

Adobe Systems

Em 1982, os programadores John Warnock e Charles Geschke sairam dos seus empregos na Xerox para iniciar o próprio negócio, voltado à área de desenvolvimento de softwares – criaram a ADOBE. O foco principal era criar o PostScript, uma linguagem utilizada na editoração.

O primeiro logotipo da empresa foi desenhado por Marva, esposa de John Warnock.

Apple Inc.

Em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs desenharam e construiram o primeiro desktop, o Apple I. Para financiar as primeiras unidades do Apple I ambos tiveram que abrir mão de algumas posses, Wozniak vendeu uma calculadora HP (empresa na qual trabalhava na época) e Jobs seu velho Volkswagen.

O primeiro logo da Apple é uma complexa imagem de Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira – desenhado por Ronald Wayne, que praticamente fundou a empresa com Wozniak e Jobs. Mas em 1976, Wayne vendeu sua parte do negócio (equivalente de 10% da empresa) por um pagamento de um ano de US$800,00, pois considerava um negócio de grande risco. Se Wayne tivesse ficado com seus 10% teria apenas alguns poucos bilhões.

Jobs associou as más vendas do Apple I ao complexo logotipo da empresa, e pediu que uma agência (Rob Janoff of the Regis McKenna Agency) desenhasse uma nova identidade para a empresa, surgindo assim o ícone da maçã com uma configuração cromática bem forte. Em 1998, supostamente sob insistencia de Jobs, o logotipo tomou uma forma mais moderna com a monocromia.


Cannon

Em 1930, Goro Yoshida e Saburo Uchida criaram instrumentos ópticos de precisão laboratorial no Japão. Quatro anos depois criaram a primeira câmera fotográfica chamada Kwanon, que viria a se transformar em Canon posteriormente.

Google

Graduados em 1996 pela Universidade de Stanford, os estudantes de Ciências da Computação Larry Page e Sergey Brin, criaram o sistema de pesquisa que conhecemos hoje como Google. Inicialmente o sistema foi chamado de BackRub pois era capaz de analisar os “back links” em determinada relevância de um site em particular – após dois anos o BackRub recebeu o nome Google.

O primeiro logotipo do Google foi desenhado por Sergey Brin usando o software livre Gimp. Posteriormente uma marca de exclamação foi adicionada, como a Yahoo! já utilizava na época. Em 1999, o professor Ruth Kedar, consultor de arte da universidade, desenhou o logotipo que a companhia utiliza até hoje.


IBM

Em 1911, a International Recording Company (ITR, fundada em 1888) e a Computing Scale Company (CSC, fundada em 1891) se uniram para formar a Computing-Tabulating-Recording Company (CTR). Em 1924 a empresa adotou o nome International Business Machines Corporation e um novo logotipo.

No final dos anos 40 (1947), pela primeira vez em duas décadas, a empresa trocou de logo para uma interface tipográfica, tomando a forma que conhecemos atualmente. Em 1956 a marca da empresa sofreu uma pequena modificação, se tornando mais sólida e de aparencia balanceada. O logo que conhecemos hoje, nascera em 1972 após a última alteração da marca, que exibe linhas que simbolizam velocidade e dinamismo.


LG

LG nasceu da fusão de duas empresas: Lucky Chemical Insdustrial (fundada em 1947) e da Goldstar (fundada em 1958). A Lucky Chemical se tornou famosa na Coréia por criar o Lucky Cream, que vinha impressa na embalagem a imagem de uma estrela de Hollywood, Deanna Durbin. Já a Goldstar produzia apenas alguns dispositivos eletrônicos.

Em 1995, a Lucky Goldstar trocou seu nome para LG Eletronics. Atualmente a LG é um conglomerado da Coréia do Sul, abrangendo diversos ramos industriais com marcas como LG Chemicals, LT Telecom, e até um time de baseball chamado LG Twins. Todas as marcas seguem a filosofia do “Life is Good” slogan impresso no logotipo LG.

Apesar da empresa vir da união da Lucky e Goldstar, eles negam que LG signifique a própria origem, apenas declaram ser “LG”.

Microsoft

A empresa surgiu no mercado em 1975, uma união de idéias entre Paul Allen e Bill Gates. Talvez a Microsoft seja a empresa que menos tenha sofrido alterações com suas marcas. Desde seu início até o logotipo que conhecemos hoje, as únicas alterações visíveis e de suposta importância foram sua tipografia e um sutil trabalho cromático. Ponto para Gates.


Motorola

Fundada por Paul Gavin em 1928 como Galvin Manufacturing Corporation.Na década de 30 Galvin começou a montar rádios para carros, foi então que ele criou o nome Motorola – que não é nada menos que a combinação da palavra americana motor e o termo popular ola. Em 1947 a companhia trocou de nome para Motorola Inc. Em 1980 a empresa iniciou a produção de telefones celulares.
O símbolo estilizado “M” foi desenhado em 1955, e é até hoje a insígnea da empresa.


Mozilla Firefox

Em 2002, Dave Hyatt e Blake Ross criaram o navegador web de código aberto (open source) que hoje chamamos de Mozilla Firefox.
Inicialmente seu nome era Phoenix, mas a empresa teve de mudar o nome para Firebird por já haver uma marca registrada como Phoenix. Ironicamente, o nome Firebird também já era uma marca registrada, e pela terceira vez, a empresa mudou seu nome, desta vez para a conhecida Mozilla Firefox.

O logotipo atual da marca foi desenhada por John Hicks através de um desenho conceito de Daniel Burka e algumas sketches de Stephen Desroches.

Nokia

A atual companhia que conhecemos hoje como Nokia Corporation, foi na verdade a fusão das empresas Finnish Rubber Works, Nokia Wood Mill, e Finnish Cable Works em 1967.

Antes de se direcionar para telecomunicações e aparelhos celulares, a Nokia fabricava papel e derivados, pneus de carros e motos, sapatos, televisores, geradores elétricos, e assim por diante.


Fonte: http://grammlich.com/blog/?p=235#more-235 BY -Daniel Grammlich

Fonte: Design Atento


Nenhum comentário: