segunda-feira, 20 de julho de 2009

Marketing de Guerrilha – Joalheria dá Diamantes grátis no Japão.

Imaginem a cena:

1 – diversas pessoas aglomeradas em frente a uma Joalheria chique em Tokyo.
2 – Todas essas pessoas estão esperando sua senha, a fila já chega a 1 km.
3 – Será que estas pessoas querem entrar na loja para conhecer? Não estas pessoas estão no aguardo de sua senha, para ganhar um “Diamante”.

Pois é pessoal, chegamos nesse ponto.

Afim de promover a Joalheria francesa, super-famosa - Mauboussin, que abriu suas portas no Japão em meados de Fevereiro e até a promoção no início do mês de Junho era um fracasso, então resolveram distribuir 5.000 (cinco mil) diamantes de 0,1 quilates, para as pessoas que conseguissem uma senha.

Foi uma grande sacada desta loja, que tem mais de 181 anos na França e que não conseguia ter espaço no Japão, mesmo sendo reconhecida como a Joalheria das Estrelas de Cinema.

A publicidade que ela conseguiu foi incrível, em todos os jornais e mídia, ela ficou em exposição durante uma semana inteira, saiu em blogs, e na net no mundo inteiro, virou caso de estudo de profissionais de Marketing e tudo mais que tem direito.

A jogada de mestre, além de tudo que nós falamos foi o seguinte; já que cada diamante custa em torno de 5 mil ienes, após os sortudos pegarem o diamante, a loja fará de tudo, para encorajar estas pessoas a fazerem anéis, colares e pingentes, com um custo médio de 50 mil ienes.


Não duvide que muitos irão fazer e o que valeu mesmo, foi a exposição mundial. Esta não tem preço. Veja o depoimento de uma das consumidoras:

"Um diamante nunca terá seu valor depreciado. E jamais me cansarei de ter um", suspirava a dona de casa Noriko Suzumaru, 39, em entrevista ao jornal Japan Today.

Parabéns pela audácia destes profissionais da empresa, realmente algo fantástico, muito difícil de se fazer principalmente em tempos de crise. É aquela velha história, enquanto uns choram, outros vendem lenços...

Abraços.



Fontes: http://pronuc.com/joalheria-distribui-diamantes-de-graca-em-tokyo-marketing/

http://oglobo.globo.com/blogs/panoramanihon/posts/2009/06/05/recessao-combatida-com-diamantes-de-graca-em-toquio-192943.asp

2 comentários:

priscila disse...

poh, quando eu tava em tokyo sempre via filas quilometricas em frente as lojas e nunk soube por que, jah q naum manjo nem um pingo de japones. Vai que perdi uma dessas!!!
merda

Biah Wenzel disse...

se fazem uma dessa aqui no Brasil, corre o risco de todos os diamantes irem parar nas mãos de uma pessoa só (no caso, o assaltante) e as atendentes ainda serem sequestradas xD