Qual o regime político de sua preferência?
A grande maioria, após conhecer as vantagens e desvantagens existentes na Democracia, no Autoritarismo e noTotalitarismo, optará pela Democracia, por quê?
Todos queremos participar das decisões principais, sermos respeitados na individualidade e bem representados no coletivo, afinal democracia é “o poder do povo”, essas regras valem para a formação de uma sociedade forte e bem sucedida.
Alguns usarão a China como exemplo de uma economia forte que tem se estruturado no Autoritarismo, ainda que a “mão forte” esteja claramente diminuindo e permitindo que a sociedade, gradativamente, tenha mais poder e força, ou seja, tem “afrouxado” diante do poder do capitalismo.
Em diversas empresas que prestei consultoria, pude observar líderes de diversas posturas e atitudes, com visões e resultados diferenciados.
Algumas empresas têm chances muito maiores de seguirem, com sucesso, veja qual é o caso da que você trabalha.
O regime Totalitário dentro de uma empresa significa:
Líder centralizador.
Exclusivista.
Funcionários não opinam.
Não muda as regras com freqüência.
Não se adapta a uma administração moderna.
Não por acaso, são as empresas totalitaristas que menos crescem, têm menos chance de sucesso e são as que com mais freqüência vão à falência.
Em geral, é o regime adotado por empresas menores.
No regime Autoritário, vemos:
Líderes centralizadores, já que neste caso a administração é compartilhada pela diretoria.
Ainda que você pense que em todas as empresas maiores, essa seja a regra, a diferença é que na empresa autoritária, a diretoria está isolada e inacessível, sem levar em consideração a opinião de todos os funcionários e indiferente às suas idéias.
Mudam as regras, mas lentamente, o que as deixa em dificuldade em muitas situações.
Essas empresas, em geral, são as que mantém a administração antiga, praticada até os anos 80, com dificuldades de mudança, adaptações e as regras do novo mercado.
E as empresas Democráticas, são:
· Exemplos? Em geral é um grupo representado por empresas de tecnologia, como Google, Facebook, Twitter, etc…
· Indústrias modernas e Comércios atuais têm seus líderes (como antes), diretores (como todas), mas sempre atentas às opiniões dos funcionários, clientes, consumidores.
· Inovam, criam benefícios, oferecem participação nos lucros.
· Incentivam funcionários de várias formas.
· Mais maleáveis, tem menos regras no estatuto da empresa. (Ainda que não dispensem as ordens bem executadas).
As empresas democráticas têm chances muito maiores de progredir e alcançar o auge, permanecer na liderança, renovar suas práticas e reciclar suas posturas.
O motivo para isso é simples, oferecem bem estar e prazer no ambiente de trabalho.
Aos que atacam esse sistema como uma febre momentânea, são contestados pelos números que apresentam e pelo representativo ganho de mercado.
Claro que pessoas felizes, menos pressionadas e mais motivadas rendem mais, alguém duvida?
Enfim, qual regime está a sua empresa?
Qual você gostaria que estivesse?
A resposta, nesse caso, tem o paralelo ao regime político, qual você prefere?
Não esqueça, até na democracia existem leis e regras rígidas a serem seguidas, então não confunda com bagunça ou falta de liderança.
Atente que as maiores empresas, que mais crescem e lideram são, em geral, as melhores para se trabalhar, as que oferecem melhor qualidade de trabalho aos funcionários e, não por acaso, são sucesso quando abrem o capital.
Se você é tão pequeno que não pode se dar ao luxo de ter diversos funcionários e líderes, cresça com a visão de montar uma estrutura aberta (com consciência), desde já.
Se você é tão grande que está engessado por anos de práticas que hoje estão obsoletas, não se esqueça, empresas são números operados e formados por pessoas, que estão sempre dispostas a melhorar, progredir, evoluir, abra a mente e terá gratas surpresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário