sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Seminário internacional discute jornalismo online em SP

A internet pode reverter o resultado de um golpe de estado? Redes sociais, como Twitter e Facebook, são fontes jornalísticas? Como os grupos de mídia e os jornalistas estão enfrentando a revolução digital? Estes são alguns dos temas que serão debatidos durante o MediaOn 2009 - 3º Seminário Internacional de Jornalismo Online, a ser realizado entre os dias 27 e 29 de outubro em São Paulo. O evento é uma parceria entre o Instituto Itaú Cultural e o Terra, empresa de internet e mídia digital líder na América Latina.

Com o tema Futuro Incerto e a Revolução Permanente na Mídia, o fórum, que tem apoio da BBC Brasil e da CNN, discute as tendências atuais e futuras da informação no mundo digital. Entre os convidados desta edição está o diretor do The Nieman Journalism Lab da Universidade Harvard, Joshua Benton. Com mediação de Ricardo Lessa, do canal GloboNews, ele abrirá o evento com uma análise sobre como o jornalismo de qualidade pode sobreviver e prosperar na era da internet.

A programação do MediaOn inclui profissionais das principais mídias do mundo, como Nathalie Malinarich, editora-executiva de Mundo da BBC, Nick Wrenn, vice-presidente de Serviços Digitais da CNN Internacional, Marcos Foglia, gerente de Novas Mídias do Clarín Global, da Argentina, e Pierre Haski, editor-chefe do site francês Rue89.com. Entre os debatedores brasileiros estão Antonio Guerreiro, gerente de conteúdo do recém-lançado portal R7, da TV Record, Pedro Doria, editor-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado, Danilo Gentili, repórter do CQC, programa de jornalismo e humor da TV Bandeirantes; Altino Machado - Blog da Amazônia, de Terra Magazine, e Camilla Menezes, twitter de Mano Menezes, José Henrique Mariante, editor de Esporte na Folha de S.Paulo; Luiz Fernando Gomes, editor-chefe do Grupo Lance!, e Julio Gomes, editor do ESPN.com.br e do ESPN 360. Confira a programação completa do seminário.

As inscrições para o MediaOn são gratuitas. Para garantir a vaga nos debates é preciso comparecer ao Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, em São Paulo, 30 minutos antes do início de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente através do email do MediaOn. Cadastros para notícias sobre os debates podem ser feitos no site do evento. O MediaOn será transmitido ao vivo também pela internet e através de redes sociais, como o Twitter.

Sobre o MediaOn
O MediaOn é um fórum internacional criado em 2007 por jornalistas e profissionais da internet para debater os rumos de suas atividades e as tendências da informação no mundo digital. A curadoria do evento é de Antonio Prada, diretor de conteúdo do Terra para a América Latina, Fernanda Ceravolo, diretora do estúdio Vinil, e Jaime Spitzcovsky, diretor da PrimaPagina.
(FONTE: Portal Terra - Redação Terra - 09/10)
Link para a matéria:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4029732-EI306,00-Seminario+internacional+discute+jornalismo+online+em+SP.html

Nenhum comentário: