A classe DE foi a principal alavanca de consumo de bens duráveis no terceiro trimestre de 2009, segundo um estudo da Latin Panel. Comparado com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 16,8% no volume médio, enquanto a classe C registrou aumento de 7,7% e a AB 5,2%.
A pesquisa é feita com base em mais de 70 categorias que mostram que o Gasto Médio do consumidor cresceu 10,7% no período se comparado ao mesmo período de 2008. A classe DE obteve 14,3% de aumento de gastos contra 9% na classe AB e 8,4% na classe C.
Entre os bens duráveis, a categoria de alimentos foi a que mais cresceu, com aumento de 13,8% em volume médio no mesmo período. As categorias Limpeza, Bebidas e Higiene e Beleza tiveram ascensão de 9,2%, 6,2% e 3,1%, respectivamente. O aumento de volume médio teve como destaque no terceiro trimestre deste ano Pães (36%), seguido por Iogurte (10%), Desodorante, Água Sanitária e Leite Fermentado (8%) e margarina, biscoito, salgadinhos e Detergente em Pó (7%).
Outro dado do estudo da Latin Panel mostra que o consumidor da classe C está comprando novas categorias, já que o número pulou de 19 itens em 2008 para 23 este ano. Já a classe DE o salto foi de 15 para 18 produtos. No período de janeiro a setembro deste ano, o consumo de bens não duráveis cresceu também devido às classes DE. Para a baixa renda a expansão foi de 17% no volume médio comprado e ficou a frente da classe C com 9% e AB com 7%.
Fonte: mundo do marketing
2 comentários:
Caro colega, gostaria de saber qual a faixa de rendimentos voce esta trabalhando nesta pesquisa para a classificacao da classe D e E?
Obrigado
Fabiao, boa tarde.
Dá uma olhada no site: Fonte: mundo do marketing, que provavelmente deve trazer outros aspectos da pesquisa.
Um abraço.
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