terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dicas de Clients para Twitter

O twitter foi eleita a palavra do ano em 2009. E para um bom relacionamento, SAC ou campanha nas mídias sociais, vc deve utilizar muito bem o twitter.

Sempre que alguém vem me pedir esse tipo de dica, qual melhor client de twitter ?? E pra responder... faço duas perguntas

1) mac ou pc e a outra

2) Vai administrar 1 ou mais contas ? Outra dica importante é saber se no trabalho dessa pessoa o twitter é bloqueado, porque trabalhar sem twittar é tortura não é mesmo ? Eu vou ajudar vc´s hehehe :-)



Twhirl - The Social Software Client (roda em plataforma adobe air)

O twhirl serve tanto pra mac quanto pra pc e é bacana para usar. Ele tem uma coluna apenas e divide replys e direct messages por cores, verde reply e amarelo DM. Até onde eu sei, pois não o uso há um tempo, não suporta imagens de vídeo. Se eu estiver enganado, fiquem a vontade para me corrigir. É bacana pra pessoas que não tem muitos seguidores e acessam de vez enquando. (lógico, existem exceções e cada pessoa tem seu gosto e preferência)

twhirl



Mas eu aconselho usar o twhirl apenas se você tiver uma conta ou no máx duas. Sabe porquê ? Ele não permite mais de uma conta na mesma timeline. Se vc cadastrar duas contas ou 3 terá 2 ou 3 janelas abertas com timelines separadas.

Uma epoca eu usava 4 contas de twitter e tinha 4 timelines do twhirl aberta, uma em cada canto do monitor. Não vale a pena, acredite!

Seesmic - Stay connect and share information with your friends (roda plataforma adobe air)

seesmic



Acho que o sesmic é uma excelente opção pra quem usa pc pois integra o facebook, é possível usar via celular, e é compatível com os principais brwosers. Permite captura de vídeo e imagem.

seesmic_2



O seesmic trabalha com várias colunas separadas, para timeline, replys, direct messages e pesquisas no twitter. Eu me atrapalho e não gosto muito...

TweetDeck - TweetDeck shows you everything you want to see at once, so you can stay organised and up to date. (plataforma adobe air)


O tweetdeck é uma outra opção pra quem, por acaso, não se adaptou com o seesmic e realmente gosta de várias colunas. Ele roda em plataforma adobe air e roda tanto em pc quanto em mac (inclusive pra iphone). Pra quem pode usar no trabalho sem problemas nenhum, tem monitor grande é uma opção. Eu particurlamente não gosto por dois motivos: Acho meio pesado e lento e como já disse anteriormente, prefiro uma coluna só. Se as colunas não são problema para você e vc tem uma máquina com processamento e memória, o TweetDeck tem um diferencial, integra o LinkedIn, Facebook e o Myspace.

tweetdeck



Tweetie - “Tweetie's interface is so clean you would think it came straight out of Apple headquarters.”

Se você usa um mac, sem dúvida nenhuma é a melhor opção. O design dele é muito bacana, suporta múltiplas contas, agrega vídeos e o melhor (na minha opnião) tudo em uma única coluna. Ele indica se vc foi citacom com uma bolinha azul na @ e uma bolinha azul no envelope se vc recebeu direct messages. Ja testei o nambu para o mac e este definitivamente é melhor! Se vc tem um iphone ou um ipod touch, não pensa duas vezes, Tweetie 2

tweetie



Agora vamos citar alguns casos específicos. Estes você não precisa baixar, basta criar uma conta e se logar no site. Tem uma conta só de twitter, tem um firewall no seu trabalho que bloqueia o twitter por tag ou coisa do gênero ? Não pensa duas vezes, vai de itweet. Usei muito no trabalho ele (hehehe) e a interface dele é excelente, com botão de retweet que joga na timeline direto e com a opção de acrescentar um comentário. Recomendo mesmo!

itweet



Se você tem inúmeras contas para administrar, precisa obter dados de retweets, audiência, pesquisar por marcas eu aconselho o splitweet. É o que estou usando agora, a princípio e é em português. Apenas uma coluna.

splitweet



Cotweet - How Business does Twitter

O Cotweet também é uma excelente opção para monitorar marcas, ter múltiplas contas e movimentar muita informação. O visual é bem clean e bacana também. Funciona com uma coluna apenas.

cotweet



Para finalizar tem o Hootsuite - Professional client twitter, quase uma unanimidade entre quem tuita profissionalmente. Eu ainda não usei ele por um tempo, me cadastrei e usei uma vez só... Mas sei que ele é muito personalizável, possui várias estatísticas bacanas sobre audiência, alcance, número de retweets, quantas pessoas curtiram sua tuita ( ele cria uma barra de ferramentas no topo da página, onde vc pode votar) Com certeza é uma boa opção sim ! Ah, hehehe e ele trabalha com colunas. Mas vc pode definir o tamanho e o número de colunas que quer visualizar.



update: o HootSuite lançou hj (10/12/2009) um app pra iphone também :-)



Viram que existem muitas opções né ?? Elas são muito pessoais. Vc deve mesmo escolher pela interface e sua necessidade e testar qual vc mais gosta ! Não tenha medo de desinstalar e instalar outra... Bom proveito e deixe um comentário aqui dizendo qua lvc usa e porque gosta ou não de determinado client, podemos ajudar outras pessoas a decidirem :-)

*este post foi originalmente feito no Blog Mídias Sociais e o grande @fseixas me presenteou com um comentário muito relevante... confira!

Para fazer relacionamento com cliente e SAC no Twitter o Co-Tweet é muito melhor que o HootSuite. (via @fseixas)

Nenhum comentário: