sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Liderança, tema central do CBTD 2009, por Flávio Maneira


O CBTD2009 (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento) foi um sucesso em todos os sentidos !!!

Max Geringer abriu o congresso esplanando suas críticas construtivas sobre o mundo corporativo, pós isso iniciaram-se várias palestras, simpósios e workshops de assuntos ligados ao "Treinamento & Desenvolvimento" de pessoas, nosso maior bem.

Por fim, não menos extraordinário que todo o congresso, Bernadinho encerrou com chave de ouro compartilhando por quase 2 horas sua vasta experiência na liderança de equipes talentosas e parafraseando-o com uma frase fantástica de um ídolo dele:
"Sua vontade de treinar, tem que ser maior que a de vençer".

Um dos temas centrais do CBTD foi a "Liderança", pois entendemos que estamos passando por um momento de "transformação" envolvendo os novos líderes e novas tendências. A palestra que ministrei sobre liderança foi dividida em 3 grandes momentos:

1. O que os líderes tem feito?
Muitos focam em processos e tarefas e esquecem do maior bem de uma empresa...as Pessoas. E para isso temos que estudar "pessoas" e antes de querer conhecer os outros temos que aprender a se conhecer.

2. Quais as novas tendências de liderança?
Colaborativa, resiliente, com foco nas pessoas (de forma genuína) e na era do conhecimento, envolvendo o "auto".

3. Construção de equipes de alta performance.
Uma equipe é constituída por pessoas em "momentos" diferentes e com competências diferentes, existe primeiramente um "mal entendimento"envolvendo a "comunicação" e respectivamente com "expectativas" diferentes.

O Primeiro passo envolve o alinhamento de expectativas, ou seja, o que você espera do grupo e o que o grupo espera de você.

Em seguida deve-se "mapear"o time e de forma clara e acordada demonstrar em que estágio cada um está em (Baixa, Média ou Alta) performance.

E por último e não menos importante: Desenvolver os pontos fortes de cada um !!!... e é nesse ponto que muitas empresas e gestores falham...insistindo em desenvolver Gaps...

Acredito que está acontecendo um grande "movimento"envolvendo essa transformação e que como numa festa...: "A minoria faz a maioria dançar"...!!!

Forte abraço,
Flávio Maneira

Nenhum comentário: