quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mau hálito e mídias sociais


Sempre falamos muito sobre o uso de mídias sociais aqui no blog e, na última semana, eu me deparei com um exemplo bem específico de estratégias usadas para combater o mau hálito. Na verdade, para promover um produto que promete acabar com o mau hálito - o OraBrush, um limpador de língua que retira as bactérias que causam o problema. O assunto é bastante delicado já que, quem tem mau hálito normalmente não percebe que tem. E, quem convive com quem tem mau hálito, normalmente acha chato contar para o colega sobre o problema, sob o risco de perder a amizade.

O fabricante do OraBrush criou um canal específico no YouTube para divulgar o produto - http://www.youtube.com/user/curebadbreath. Os vídeos ensinam desde técnicas de auto-detecção do mau hálito com uma colher, até a sugestão de se colocar o OraBrush escondido na meia natalina de quem precise. Assim, ninguém sabe quem foi que deu o presente supostamente útil, mas a mensagem é transmitida. O vídeo natalino tem três minutos de duração, é bem divertido e convida você a saber se está na lista daqueles que têm "bom hálito" ou "mau hálito".

A estratégia conta ainda com um site onde o internauta pode encomendar o seu OraBrush de graça (nos EUA e Canadá), desde que tenha uma conta no Facebook, ou enviar um OraBrush para um amigo, também através do Facebook - http://www.facebook.com/OraBrush. Já a página do Twitter permite que os usuários expressem suas opiniões sobre o produto e que o fabricante anuncie as novidades do assunto - http://twitter.com/OraBrush.

Outra ferramenta da campanha é uma app gratuita para o iPhone, chamada "Bad Breath Detector" (Detector de Mau Hálito) - http://www.orabrush.com/bbdetector, que tem sido baixada em torno de mil vezes ao dia. A app é de brincadeira, claro. Você aperta um botão e pede para alguém assoprar no microfone do telefone. Se apertar na parte de cima do botão, o iPhone dirá frases engraçadas e curiosas que elogiam o hálito da pessoa. Se você apertar na parte de baixo do botão, o veredito do iPhone trará frases que comentam o mau hálito de quem assoprou.


2 comentários:

Suelem RH e Marketing disse...

Nossa...
Bastante interessante este post.
Realmente a temática de como o Marketing pode atuar nas mídias sociais de maneira eficaz vem sendo bastante discutida.
E vale a pena, pois afinal, uma fatia enorme e maravilhosa de mercado está nesse tipo de mídia.

Target disse...

Saber usar o marketing em redes sociais é um excelente e caminho a se seguir. É um tiro certo e quem começar o mais rápido terá mais sucesso já que a tendência de crescimento da net é cada dia crescer mais com os novos usuários que iniciam suas conexões a cada dia.
Leia sobre o tema também em www.targetaudio.com.br

Abraço a todos
Postado por: Eduardo Fontes Costa Barros
Produtor Musical
Produtora Target Áudio
Fones: 11 8962-8003
E-mail/MSN: targetaudio@hotmail.com
Twitter: http://twitter.com/targetaudio
Visite nosso site: www.targetaudio.com.br