O que começou com o temor de uma crise financeira acabou terminando com um resultado histórico. O ano de 2009 ficará marcado como o melhor da história para a indústria automobilística brasileira.
De acordo com dados consolidados divulgados oficialmente nesta terça-feira, 5, no último ano foram vendidos 3.141.226 milhões de veículos em todo o Brasil - considerando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Confirmando os dados que haviam sido previamente divulgados pela imprensa nesta segunda-feira, 4. A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o balanço do ano de 2009, que sinaliza uma expressiva recuperação do setor automobilístico e comprova os efeitos positivos da redução do IPI e das medidas de isenção fiscal lançadas pelo governo para estimular a economia.
Ao todo, o desempenho das vendas de veículos no País em 2009 foi 11,35% maior do que em 2008. Se forem consideradas apenas as comercializações de automóveis e de comerciais leves, o aumento é de 9,73% nas vendas. Considerando somente o último mês de dezembro, as vendas de automóveis foram 50,6% superiores em relação ao último mês de 2008, totalizando 293.030 unidades.
Já para o marcado duas rodas, o contrário aconteceu e encerrou 2009 com resultados negativos. De acordo com a Fenabrave, durante todo o ano foram vendidas 1.609.251 motos, uma quantidade 16,42% menor do que o total de motos vendidas em 2008. O setor também foi alvo de isenções fiscais e de redução de impostos por parte do governo durante o último ano.
Considerando os segmentos de automóveis e de veículos comerciais leves, a Fiat ficou na liderança do mercado automobilístico do País em 2009, ficando com 24,49% de marketing share. Em segundo lugar ficou a Volkswagen, com 22,74% de participação, seguida da General Motors (com 19,79%), da Ford (com 10,10%) e da Honda (4,18%). Em relação somente às vendas de automóveis em 2009, a Volkswagen ficou com o primeiro lugar, com 25,26% de participação no mercado. Em segundo ficou a Fiat (com 24,99%); em terceiro, a GM (com 20,26%) e em quarto a Ford (com 9,48%). Já no quesito de comerciais leves, a Fiat ficou na liderança, com 22,13% de participação, deixando a GM na vice-liderança, com 17,58%. A Ford ficou em terceiro lugar, com 13,01% de participação, seguida da Volkswagen, com 10,98%.
Fonte: Meio Mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário