sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CADBURY - Usando ciência e marketing de uma maneira incrível.



Talvez muitos de nós, não conheçam o nome da empresa Cadbury, mas tenho absoluta certeza, que pelo menos uma vez na vida experimentou um produto seu. Ficou curioso?

Entre os produtos que a empresa produz estãoTrident, Bubbaloo e Halls. Agora ficou mais claro né?

A empresa britânica vale 28 bilhões de dólares. Muito desse valor, se deve ao empenho de captar as tendências e desejos de adolescentes em diversos pontos do mundo, e no Brasil não é diferente. O Brasil está situado entre as melhores filiais do grupo.

Para inovar, a empresa contrata crianças de 14 anos de idade, que são consideradas “especialistas” pela empresa e recrutada em colégios particulares de São Paulo, para fazer parte da Galera Bubbaloo.

Este grupo que é recrutado com muito critério, entre jovens descolados e líderes em seus colégios, além de serem consumidores pesados de chiclete, são ouvidas de 2 em 2 meses, em pesquisas bem boladas e bacanas, para descobrir, o que é tendência e gírias atuais. O contato com os jovens além de encontros presenciais, ocorre de maneira constante com MSN e outros meios pela consultoria Play que dá suporte nas ações.

A Cadbury, tem do seu faturamento anual, 20% sempre influenciado pelos lançamentos, por isso a necessidade de inovar.

Conforme comenta o presidente da empresa no Brasil - Nardinelli, a empresa já tem desenhado os formatos de goma de mascar que a empresa vai lançar até 2012.

O Tridente Global Connections, que é uma bela caixa preta com 14 chicletes, surgiu pela demanda de se fazer algo mais sofisticado, para os jovens oferecerem aos amigos na balada e já é sucesso, apesar do preço ser alto para categoria, acima de R$ 4,00.

A dinâmica na escolha de novos sabores, e o lançamento na gôndola, demora pelo menos 03 meses, por isso as respostas devem ser rápidas.

No Brasil o faturamento da empresa é de R$ 600 milhões e dobrou nos últimos 04 anos.

O mercado de chicletes evoluiu muito e fugiu da mesmice dos sabores de tutti frutti ou de menta, e já existe de tudo até o Bubbaloo de Chocolate, que a dúvida da empresa era grande sobre lançar ou não e os Consultores Infanto-Juvenil acabaram por decidir que iria sim para a prateleira.

Outro ponto positivo, que eu posso apontar são as ações de Marketing que sempre são modernas e bem administradas, utilizando novos elementos como Guerrilha, Viral entre outros e também os sites bem interativos dos produtos.

Alguns dados interessantes:

- O mercado de gomas de mascar cresceu 64% na América Latina nos últimos 05 anos, movimentando em 2008 US$ 4 bilhões.
- 40% desse faturamento vem do Brasil
- Os Argentinos e Mexicanos consomem cerca de 500 gramas de goma de mascar, enquanto brasileiros média de 300 gramas.
- Pesquisas indicam que 18% das vezes que alguém olha um produto (goma) na gôndola ao lado do caixa ela compra (pesquisa com câmeras).
- Quando a pessoa pega, a chance de compra sobe para 60%.
- São consumidas 650 mil gomas de mascar por hora no Brasil.
- As gomas de mascar produzidas no país durante um ano equivalem ao peso de 607 aviões Boeing.


Fonte: Revista Época Negócios do mês de Dezembro.

Abraços: @reinaldocirilo

Um comentário:

Flávio Maneira disse...

Excelente matéria Reinaldo !!! Sou um leitor árduo dessa revista desde seu lançamento e vale informar que ela é ganhadora de diversos prêmios dentro do seu segmento !!!
Abs,
Flávio Maneira