domingo, 7 de fevereiro de 2010

Programe sua Carreira, novas tendências, por Flávio Maneira

Recentemente, um aluno meu fez a seguinte pergunta: "Flávio, não estou contente no meu trabalho, ambiente ruim, pouco reconhecimento, percebo injustiças além de um chefe que não me reconheçe. Estou decidido a ir em busca de novos horizontes...


Isso lhe parece familiar? Todos nós passamos por esses momentos...a boa notícia é que "tudo passa"...a ruim é que as coisas boas também...


Após ouví-lo e constatar tamanha decisão de ir em busca de algo questionei:

"Ok, me procura no Linkedin e me adiciona, você tem um belo histórico profissional e ampla experiência no seu segmento...vou encaminhá-lo e recomendá-lo para alguns conhecidos...


Em seguida a surpresa: "Link ok que ?"...rs.... e foi o início de um café com grandes papos sobre carreira e as novas tendências... vou apresentar algumas:


1- Tenha um Blog; mesmo que seja pessoal, coloque artigos dos quais você admira, poste alguns assuntos dos quais você domina...acredite, em pouco tempo não enviaremos o famoso "currículum vitae"... e sim o endereço do nosso Blog.


2- A internet e as redes sociais vieram para ficar...ou seja, conheça-as... sim , são muitas...e não necessariamente você dever ter todas...mas sim algumas que mais vão ao encontro da sua necessidade... (Orkut?Facebook?Linkedin?)


3- Twitter, sim é uma feramenta poderosa... e o mais legal...você dá o "tom" dos seus seguidores como também escolhe quem seguir... por exemplo.: Se você atua na área da ciência biológica e admira um "expert" no assunto...siga-o...


e por fim....como ainda vamos enviar vários "CVs"...pelo menos quando enviar, transforme-o numa extensão de ".pdf", é mais "elegante" e protegido.


Espero ter ajudado um pouquinho..rs


Abraços,

Flávio Maneira

Nenhum comentário: