quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TGV – Uma Experiência Imperdível - Marketing Serviços


Nestas longas andanças pelo mundo, tenho observado com muita atenção os aspectos que envolvem o atendimento e quão eficazes são as empresas em ofertar respostas velozes aos anseios e necessidades dos consumidores.

Hoje quero relatar uma experiência ao longo do TGV. Estávamos em Londres, aproveitando o final de uma temporada de férias e queríamos fechar a viagem com algo diferente. Entramos na internet e começamos buscar alternativas que nos levasse de Londres, para algum lugar, que ainda não sabíamos qual era...

Depois de algumas pesquisas chegamos ao site http://www.tgv.com e decidimos então pegar o Eurostar em Londres rumo a Paris e passar o final das férias na cidade luz. Compramos as passagens pela internet, pagamos 77 euros ida e volta por pessoa, e recebemos um email que confirmou a operação. Imprimimos o email no qual vinha também o lugar marcado dos passageiros. Uns dias antes da viagem, (poderia ter sido algumas horas antes), passamos na estação ST. Pancras, para retirarmos as passagens. Utilizamos os distribuidores automáticos e bastou inserir o cartão de crédito com o qual efetuamos a compra para obtermos os bilhetes.

A promessa era de embarque imediato, sem filas, sem transtornos e com um serviço de bordo que faria inveja a realeza, tudo isso em 2 horas e 35 minutos, com embarque previsto para 14:02hs.

Tudo funcionou com muita naturalidade e precisão. Porém ainda nos restava dúvidas acerca daquilo que havíamos comprado e se quando fossemos viajar, realmente o que fora prometido, seria colocado em prática.

Por via das dúvidas, chegamos na hora do almoço, por volta de 12:00hs, pensamos como bons brasileiros, vai que da uma zebra...

Ao chegarmos à estação, um primor, tudo organizado, os painéis de informações precisos e o serviço de imigração a postos. Como bons ingleses, nos despacharam rápido, afinal se fossemos turistas ruins, melhor que ficássemos no país inimigo...

Embarque feito em tempo recorde, depois de 5 minutos já estávamos na plataforma e enquanto fazíamos algumas compras em pequenas lojas de departamentos, o serviço de som, informava a todos o posicionamento dos próximos embarques.

Por volta das 13:55hs minutos fomos chamados para o embarque e nas diversas portas tinha um orientador, com um uniforme digno de um Lord que nos informava onde estavam os assentos.
Já a bordo, recebemos champagne veuve clicquot (chic no último) e um maitre poliglota disse que nos serviria ao longo da viagem.

Pontualmente às 14:02hs o trem deixou a plataforma de nas pequenas breves horas que ficamos a bordo do TGV, posso afirmar que foi uma das melhores experiências que tive como cliente e que certamente superou de longe minhas expectativas. A bordo ainda recebemos almoço, café e sobremesa e um souvenir da empresa.

Ao chegarmos a Paris, desembarque primoroso e uma sensação que vale a pena pagar mais por aquilo que é bom.

Isso remete a um conceito que venho difundindo já a algum tempo, que o cliente opta por pagar mais caro, por aquilo que vale a pena.

Eis que me pego aqui fazendo marketing boca-a-boca sem que ninguém tenha me pedido, por uma simples razão, recebi um momento mágico!

Um comentário:

Marco disse...

Mestre Marostica, Muito bacana sua experiencia... Este marketing boca a boca é sempre bem vindo, porque o que é bom(magico) não tem preço...
Um abraço
Marco Arruda