terça-feira, 9 de março de 2010

"O Cérebro Quântico", por Flávio Maneira


Jeffrey Satinover em seu livro "O Cérebro Quântico" afirma que estamos partindo para uma nova geração dos seres humanos.

Em função das grandes novas descobertas envolvendo a "neurociência" e estudos mais a fundo do orgão, na minha opinião, mais "brilhante"que existe posso afirmar que realmente estamos evoluindo e isso converge para uma nova raça humana.

As novas descobertas abrem caminho para novas experiências e novas pesquisas, como a construção de super computadores com capacidades lógicas e outras milhares de capacidades infinitamente mais velozes que qualquer outro atualmente disponível.

Falam-se da criação de seres artificiais completamente auto-suficientes e dotados até mesmo de consciência própria... isso mesmo, parece filme..(Eu, Robô, IE,etc).

Seguem algumas descobertas:
- Computadores capazes de se auto-reparar (evoluir);
- Moléculas orgânicas que se transformam misteriosamente;
- Neuroplasticidade (ou seja, neurônio inteligente e com capacidade de se adpatar);
- Células Inteligentes;

Hoje já sabe-se que dentro do nosso cérebro, aonde acontecem as "neurotransmissões" existe funções químicas e elétricas aonde a "mecânica quântica" atua de forma até então desconhecida...e que nos ajudam a entender cada vez mais sobre a natureza de doenças como Mal de Alzheimer.

Enfim, ainda acho que é só o começo e muita coisa fascinante ainda estar por vir envolvendo o conhecimento de como nosso cérebro funciona.

Sugiro a quem gosta desse assunto, assisitir ao filme : "Quem somos nós", aonde um dos cientístas que protagonizou é J.Santinover, o mesmo autor do "Cérebro Quântio".

Como sempre digo em minhas aulas: "Quanto mais sei, sei que menos sei"(A.Einsten)

Abraço a todos,
Flávio Maneira

Nenhum comentário: