Amado por uns, odiado por outros.
A rede Mc Donald´s iniciou suas atividades em abril de 1955 em Illinois, Estados Unidos. No momento a rede vende 190 hamburguers por minuto e inaugura uma loja a cada 10 horas. Junto com a Coca-Cola é considerado um dos maiores símbolos do capitalismo mundial.
Na verdade o Mc Donald´s entrou na minha vida muitos anos após sua fundação. Eu tenho bem claro na minha lembrança, duas situações que me marcaram muito.
Como eu sou natural de Santos/SP, e lá como em outras cidades, nós tivemos que esperar muito tempo para ter uma loja da rede (a primeira no Brasil foi fundada no Rio de Janeiro em 1979). Muitos conhecidos costumavam ir para São Paulo e sempre falavam no sanduíche do tal “Mc Donald´s” e traziam guardanapos, canudinhos, copinhos, entre outras coisas, e como não tinha Internet, muito menos Google, para eu matar minha curiosidade, fica fantasiando sobre aquele local, como seria?
Tive oportunidade de conhecer o Mc Donald´s numa excursão da escola.
Lembro que foi encantamento total, meu e de todos os meus colegas. Na época, me marcou muito o uniforme do pessoal, a baixa idade deles, o sorriso no rosto para nos atender, a limpeza e o visual “clean”, além do belo lugar, um casarão na Avenida Paulista.
Anos após essa experiência, já estava um pouco familiarizado com o Mc, pois já tínhamos um na minha cidade natal, e passei por mais uma experiência, até então ímpar tratando-se de lanchonete. Um dia estava com uma amiga comendo um lanche, quando de repente, a bandeja da menina caiu no chão. Nós nos olhamos, pois foi uma sujeira total e não tínhamos mais grana, além da coitada ter dado apenas uma mordida no sanduíche. Eis, que surge rapidamente uma jovem atendente, talvez pelo barulho, e ela limpou tudo e nos pediu um minuto.
Tempos depois a atendente retorna e volta segurando, um sanduíche novinho, além de refrigerante e pasmem, batatas fritas, que não estavam contempladas na bandeja que caiu. Nós ficamos bobos, com essa que seria minha primeira grande experiência de marketing de relacionamento.
Quando vamos ao Mc Donald´s, nós consumidores sabemos exatamente o que encontraremos. O padrão é estabelecido e respeitado em todas as lojas, desde a loja da popular 25 de Março até o Shopping Iguatemi. Claro que temos opiniões divergentes, mas o Mc, tem o poder de enfeitiçar, desde o pequeno até o mais idoso consumidor. Seus brinquedinhos são imbatíveis para a criança, a batata também, o sundae idem, comida rápida e quente, este é o foco deles, rotatividade e cofres cheios.
O livro Fast Food Nation de Eric Schlosser (2001), nos informa que quase 1 em cada 8 americanos, já trabalhou no Mc Donalds, segundo uma pesquisa de uma consultoria americana, por esse número já podemos imaginar o que significa esta rede nos Estados Unidos.
O Mc hoje esta presente em 119 países e possui mais de 30.000 lojas, além de servir mais de 50 milhões de consumidores por dia. Em 2005 trabalhavam aproximadamente 470.000 empregados e faturou 22 bilhões de dólares, segundo dados do site oficial e Wikipédia.
A equipe pensante de marketing global da empresa esta de parabéns. Sempre souberam abafar os boatos sobre os seus produtos, criaram Mc dias felizes, Ronald Mc Donald´s e o nome continua forte, fazendo um exército de novos consumidores, que acabam levando seus pais e avós as lojas da rede.
Indico também, aos leitores deste artigo, conhecer o serviço de pedidos via internet (eu testei). É sensacional o produto chega idêntico ao consumido em loja, com embalagens especialmente produzidas com a finalidade de entrega e esta com certeza, anos luz na frente da concorrência.
A rede Mc Donald´s iniciou suas atividades em abril de 1955 em Illinois, Estados Unidos. No momento a rede vende 190 hamburguers por minuto e inaugura uma loja a cada 10 horas. Junto com a Coca-Cola é considerado um dos maiores símbolos do capitalismo mundial.
Na verdade o Mc Donald´s entrou na minha vida muitos anos após sua fundação. Eu tenho bem claro na minha lembrança, duas situações que me marcaram muito.
Como eu sou natural de Santos/SP, e lá como em outras cidades, nós tivemos que esperar muito tempo para ter uma loja da rede (a primeira no Brasil foi fundada no Rio de Janeiro em 1979). Muitos conhecidos costumavam ir para São Paulo e sempre falavam no sanduíche do tal “Mc Donald´s” e traziam guardanapos, canudinhos, copinhos, entre outras coisas, e como não tinha Internet, muito menos Google, para eu matar minha curiosidade, fica fantasiando sobre aquele local, como seria?
Tive oportunidade de conhecer o Mc Donald´s numa excursão da escola.
Lembro que foi encantamento total, meu e de todos os meus colegas. Na época, me marcou muito o uniforme do pessoal, a baixa idade deles, o sorriso no rosto para nos atender, a limpeza e o visual “clean”, além do belo lugar, um casarão na Avenida Paulista.
Anos após essa experiência, já estava um pouco familiarizado com o Mc, pois já tínhamos um na minha cidade natal, e passei por mais uma experiência, até então ímpar tratando-se de lanchonete. Um dia estava com uma amiga comendo um lanche, quando de repente, a bandeja da menina caiu no chão. Nós nos olhamos, pois foi uma sujeira total e não tínhamos mais grana, além da coitada ter dado apenas uma mordida no sanduíche. Eis, que surge rapidamente uma jovem atendente, talvez pelo barulho, e ela limpou tudo e nos pediu um minuto.
Tempos depois a atendente retorna e volta segurando, um sanduíche novinho, além de refrigerante e pasmem, batatas fritas, que não estavam contempladas na bandeja que caiu. Nós ficamos bobos, com essa que seria minha primeira grande experiência de marketing de relacionamento.
Quando vamos ao Mc Donald´s, nós consumidores sabemos exatamente o que encontraremos. O padrão é estabelecido e respeitado em todas as lojas, desde a loja da popular 25 de Março até o Shopping Iguatemi. Claro que temos opiniões divergentes, mas o Mc, tem o poder de enfeitiçar, desde o pequeno até o mais idoso consumidor. Seus brinquedinhos são imbatíveis para a criança, a batata também, o sundae idem, comida rápida e quente, este é o foco deles, rotatividade e cofres cheios.
O livro Fast Food Nation de Eric Schlosser (2001), nos informa que quase 1 em cada 8 americanos, já trabalhou no Mc Donalds, segundo uma pesquisa de uma consultoria americana, por esse número já podemos imaginar o que significa esta rede nos Estados Unidos.
O Mc hoje esta presente em 119 países e possui mais de 30.000 lojas, além de servir mais de 50 milhões de consumidores por dia. Em 2005 trabalhavam aproximadamente 470.000 empregados e faturou 22 bilhões de dólares, segundo dados do site oficial e Wikipédia.
A equipe pensante de marketing global da empresa esta de parabéns. Sempre souberam abafar os boatos sobre os seus produtos, criaram Mc dias felizes, Ronald Mc Donald´s e o nome continua forte, fazendo um exército de novos consumidores, que acabam levando seus pais e avós as lojas da rede.
Indico também, aos leitores deste artigo, conhecer o serviço de pedidos via internet (eu testei). É sensacional o produto chega idêntico ao consumido em loja, com embalagens especialmente produzidas com a finalidade de entrega e esta com certeza, anos luz na frente da concorrência.
Este, portanto, é um verdadeiro case de sucesso do marketing moderno.
Tenho absoluta certeza, que este trabalho, não deve ser invejado pelos concorrentes, mas deve ser copiado no que puder, pois diminuiria um pouco o abismo que existe entre o Mc e Bobs, Burguer King, entre outros, que nadam, nadam e nunca chegam ao sucesso junto ao público.
E como diz o slogan... AMO MUITO TUDO ISSO.
Um comentário:
Eu não gosto de Mc Donald's, mas meus filhos gostam de pedir comida desse lugar.
Eu prefiro algo mais saudável, sobre tudo agora que começou o verão e vou de ferias para a praia.
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