quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Anunciantes vão investir 30% a mais em 2009

´´Um relatório de previsões para o mercado publicitário em 2009 aponta cenário otimista para o Brasil. Produzido pelaZenith Optimedia, bureau do Grupo Publicis, o estudo prevê crescimento de 30% dos investimentos em mídia no País, o que coloca o mercado à frente de outros players do mundo.

Os dados também apuram outros países membros do BRIC, Rússia, Índia e China, que devem crescer 5%, 9% e 13%, respectivamente.


De acordo com as previsões, os resultados positivos obtidos pelos países emergentes devem se repetir nos anos seguintes, uma vez que serão os responsáveis por 89% do aumento em investimentos entre 2008 e 2011. Esse resultado também contribuirá para o crescimento no share global de 30% para 36%.

Outro dado mostra que o crescimento desse países ajudará a compensar a diminuição dos investimentos em grandes mercados, como Estados Unidos, com uma queda de 6,2%, e a Europa, com menos 1,0%. Além disso, o Zenith também baixou as previsões para Ásia e Pacifico, de 5,2% para 3,2% e Europa Central e Leste Europeu, de 12,7% para apenas 1,5%.

Sobre o contexto geral, o relatório aponta estabilidade nos investimentos com 0,2% de redução. Também são esperadas dificuldades durante o primeiro trimestre 2009, com recuperação a partir do terceiro.``

Bom para todos esta claro que estamos vivendo uma grande crise. Para o Brasil uma crise polemizada pelas mídia e pelo buzz do mercado, ainda não sabemos ao certo o grau de destruição efetivo para o nosso mercado, mas com certeza a estagnação mundial é um fato. O que afeta diretamente nossas empresas chamadas de ´´do brasil`` e multinacionais com capital e administração internacional com grande peso, além de administradores que apostaram no capital internacional dês-lastreado.

A mídia pode ser afetada pelo temor do mercado, os cortes podem acontecer primeiramente na área da publicidade. Mas de fato quem tem força, precisa agora, mais do que nunca aparecer para o mercado e manter seu posicionamento e liderança, a comunicação é primordial. Que o otimismo de nossos pesquisadores seja realidade até o final do ano, afinal, se você não falar quem vai te ouvir ?

Caio Bertoni

Líder Executivo - Midiando Marketing

2 comentários:

Anônimo disse...

Ahan, agora só falta o relatório dizer que o papai noel visitará mais casas no natal 2009 e o coelhinho produzirá mais ovos.

2009 e 2010 já está comprometido. É um ano em que os governos prometem gastar mais para estimular a economia e como resultado, mais déficit público e fiscal.

Com mais déficit público e fiscal, só tem duas saídas: 1) derrubar as taxas de juro, trazendo devalorização monetária e inflação; 2) aumento de impostos para cobrim o rombo da gastança.

Vale lembrar que com maiores custos, a primeira área afetada numa empresa é a produção. E com uma menor produção, gasta-se menos com marketing e propaganda.

Serão anos de vacas magras, não se iluda!

Caio Bertoni disse...

Caro leitor,

Obrigado pela sua atenção e comentário ao nosso blog. Acredito que você não tenha lido o texto por completo, no final eu faço uma análise dos dados desta pesquisa e comento nossos atuais acontecimentos econômicos. Concordo com você, não serão anos fáceis. Mas para países como o Brasil, dessa vez teremos mais chances que os líderes. Eu trabalho dentro de veículos de comunicação e acredite, minha empresa hoje projeta um crescimento de 10 milhões de reais para esse ano, mesmo com a crise. Corremos risco, sim corremos! Mas existem profissionais prontos para pensar na vitória antes de serem derrotados. E são esses que irão investir em mídia, terão estratégias brilhantes de marketing para mesmo em crise posicionar seus produtos e continuar vendendo aquele seu sonho de consumo.

Agora não se engane, essa crise de lastros esta afetando aqueles que brincaram com o dinheiro em algum momento, o Brasil pela sua alta taxa de juros com uma economia tão amarrada e vacinada depois de tantas crises. Sofre sim, sofre pelas empresas e capitais externos que atuam aqui, mas sofre muito mais por pessoas que polemizam a crise, sem nem mesmo conhece - lá.

Grande abraço,

Caio Bertoni
Líder Executivo - Midiando Marketing