domingo, 15 de março de 2009

Marketing Viral – Introdução.

O Marketing Viral é uma forma de divulgação de produtos e serviços, que começa a ser utilizada por diversas empresas, utilizando-se como nicho inicial as redes sociais.

A idéia, é que peças publicitárias, cartazes, imagens, logo, sejam difundidos por estas redes, seja Orkut, emails, blogs variados, You Tube (um dos principais, pois temos imagem, vídeo e som) entre outros meios que tem por princípio elo entre os usuários, e que se torne uma epidemia.

O Marketing Viral é poderoso e a cada dia ganha mais valor, pois o relacionamento pela internet, cada vez mais se torna um networking e também uma influência mutua.

Não devemos confundir com os SPAMS, que hoje estão em declínio total e no início da internet, foi muito usado, mas era uma atividade de Marketing Direto, desfocada que se esperava o mínimo de retorno e certo trabalho que não valia à pena.

Carlos Muller do blog: http://cahe.wordpress.com/2009/01/24/ferramentas-publicitarias-o-marketing-viral/, nos ensina:

“O grande cuidado ao pensar em uma campanha de marketing viral é criar um conteúdo pertinente, com uma mensagem clara, que seja compreendida facilmente e com alto poder de proliferação. Antes de partir para a criação, é essencial um planejamento para definir o público a ser atingido, qual a intenção da empresa com a ação e quais vão ser as formas de mensurar resultados.

Uma ação viral mal elaborada pode trazer resultados contrários ao que a empresa espera. Neste caso, o ditado “falem mal, mas falem de mim”, não deve ser levado em consideração. Ou você vai querer que a sua empresa tenha uma impressão negativa potencializada por milhares de pessoas?”

Muitas empresas tem se aproveitado da internet e criado bastante conteúdo que geraram comentários, produzidos através de vídeos com base amadora, para passar mais credibilidade e para mexerem com o imaginário dos consumidores (quem não se lembra do vídeo do Ronaldinho Gaúcho chutando bolas no travessão), este modelo de divulgação é utilizado constantemente pela Nike e outras empresas esportivas.

Outras empresas têm fornecido conteúdo grátis, como jogos e downloads de softwares para os consumidores baixarem e utilizarem em seus computadores e I-Phone, sempre com o logo e muita informação sobre os produtos e serviço da empresa.

Abaixo vocês têm uma aula do site Olhar Digital sobre o tema.

Espero que tenham gostado e gostaria que vocês comentassem e dessem sugestões sobre outros temas.

Grande abraço.



Consulta:

http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html

Nenhum comentário: