quarta-feira, 18 de março de 2009

Comunicação Corporativa, "Dicas de um bom e-mail",por Flávio Maneira


Olá a todos,

A "Comunicação Corporativa", seja ela pessoal, como por exemplo: numa reunião, no cafézinho ou até em frente a mesa de uma estação de trabalho (onde todos escutam todos) ou via e-mail, msn, icq, intranet, etc...precisa ser adotada de forma atenta, clara e assertiva.
Dessa forma vamos a algumas dicas referente aos e-mails :
@ - Escreva parágrafos pequenos, pois assim o destinatário não terá preguiça de ler o seu e-mail. Por mais que ele tenha que ser grande - pode ser a documentação de uma alteração do projeto ou ata de reunião - o simples fato de existirem parágrafos pequenos já facilita a leitura.

@ - Pense que um e-mail deve ter início, meio e fim. Comece a mensagem com um cumprimento, faça os comentários – solicitações, argumentações ou justificativas – em seguida, finalize informando o que se espera com o e-mail e seu objetivo.

@ - Releia a mensagem antes de enviá-la. Se você não utilizar o corretor automático do Outlook (ou do seu e-mail pessoal), então tenha esse cuidado. Muitos erros podem ser evitados com uma segunda leitura. Caso você envie a mensagem e só depois veja o erro, não tenha vergonha de reencaminhar o e-mail, corrigindo-o.

@ - Outro detalhe: no campo assunto do e-mail, descreva realmente do que trata a mensagem. Muitos profissionais acreditam que é apenas um campo a mais que deve ser preenchido e não explicam o que desejam ou simplesmente não colocam nada.
E lembrem-se...é a sua imagem e ela vale muito.
Um grande abraço a todos,
Flávio Maneira

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