Li outro dia no Portal Exame que a Coca-Cola estava mudando de slogan após três anos. O novo slogan será Open Happiness (Abra a Felicidade). Ok, mudar de slogan não é coisa de outro mundo. O que me deixou intrigada é que o artigo comenta que a nova campanha mundial está sendo lançada para trazer conforto e otimismo, para “combater a queda nas vendas e o pessimismo dos consumidores com a crise financeira internacional”.
Segundo a Revista Exame, "a nova campanha foi criada em seis meses e integra o "Projeto Avançar", que é liderado pelo novo executivo-chefe da Coca-Cola, Muhtar Kent, e pelo diretor mundial de Marketing, Joe Tripodi. A marca completa 123 anos de existência e é conhecida por ter criado alguns dos mais memoráveis slogans publicitários. Os anúncios estão sendo criados pela agência Wieden + Kennedy. Segundo o "WSJ", o volume de vendas da Coca-Cola está crescendo em várias partes do mundo, mas no mercado americano as vendas caíram 3,5% nos nove primeiros meses de 2008, ainda que ajudadas pelo crescimento nas vendas de bebidas como chás e águas. Entre 1998 e 2007, a comercialização da Coca-Cola caiu 16% nos EUA".
Bom, agora vem o questionamento: Coca-Cola deixou de ser um produto é virou ícone cultural mesmo? Ela já influencia tanto assim a vida das pessoas que pode ser usada como ferramenta para mudar o pensamento da população de direção? Sou tão inocente assim que acho que não é tão fácil quanto a marca imagina? Ou é só para a empresa parecer “boazinha” e que está tentando ajudar no meio do vendaval? Tudo bem que seja por esse último motivo, porque com tanto pensamento negativo circulando por aí, qualquer dose de otimismo, mesmo que tenha 350 ml, já está valendo. Pelo menos eu vou ficar feliz ao ouvir o clássico barulhinho do gás carbônico saindo quando abrir a latinha...
Coca-Cola SuperBowl Commercial 2009 Ad - Bugs Life
http://www.youtube.com/watch?v=V90WQOpd7Ns
Coca-Cola SuperBowl Commercial 2009 Ad - Strangers
http://www.youtube.com/watch?v=8yhJgEtGtzQ
FONTE
http://portalexame.abril.com.br/marketing/tres-anos-coca-cola-muda-slogan-prega-otimismo-414506.html
2 comentários:
Não sei dizer qual a real idéia por trás dessa mudança, ou suas reais influências e consequências...só posso dizer que uma propaganda de um urso cantando algo que lembra um rap e tirando uma calça-like ficando só de tanguinha não é o tipo de msg que me atraí.
Espero que a empresa que prepara essa nova campanha não seja a mesma...
tem razão, Marcos, aquela propaganda foi estranha demais para a Coca. Bichinho non sense por bichinho non sense, prefiro o gorila da Cadbury.
http://www.youtube.com/watch?v=TnzFRV1LwIo
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