sábado, 30 de maio de 2009

A cultura é do povo

O Governo da Nova Zelândia finalmente decidiu este ano que o Haka Ka Mate (dança de guerra Maori, mundialmente conhecida graças aos jogos de rúgbi) pertence à tribo Ngati Toa, pois foi criada por seu comandante Te Rauparaha em 1820 ao escapar da morte depois de uma batalha. A decisão envolve o pagamento de aproximadamente USD 150 milhões - pagos em dinheiro e em créditos de carbono do Governo - pelo uso indevido no passado e deve proteger o Haka de abusos no futuro.

Além de ter sido explorado comercialmente por várias empresas da área esportiva ligadas ao rúgbi, o uso mais impróprio da dança ocorreu em 2006 em um comercial de TV da Fiat. A montadora mostrou na propaganda um grupo de mulheres fazendo o Haka antes de dirigir um Fiat Idea preto (o time neozelandês é conhecido como All Blacks). O comercial foi considerado culturalmente insensível e inapropriado já que esse Haka só pode ser executado por homens.

Em tempo, como a apresentação do Haka pelo time nacional de rúgbi é considerada uma tradição, a dança continuará a ser apresentada antes das partidas. Afinal, as tribos Maori representam 15% da população da Nova Zelândia. Quem já viu, sabe que é impressionante. Aterroriza mesmo os adversários. Veja a seguir o vídeo de uma das apresentações e repare na expressão dos jogadores do outro time que, segundo as regras, devem assistir ao Haka com todo o respeito antes do jogo.


Nenhum comentário: