quarta-feira, 6 de maio de 2009

O pássaro da madrugada


Antes do meio da madrugada, nem tão tarde, nem tão cedo, mas no horário em que os pássaros costumam dormir, a não ser morcegos e corujas, escutei um pássaro...

Essa noite era um pássaro emitindo seu som forte... não entendo de espécies, costumes, enfim, mas acordei com seu som... por quê estava acordado a essa hora e “piando”, entre silêncio e solidão?

Ainda que não saiba essa resposta, o vi com inteligência.

Para o meu desconhecer, ele tinha inúmeras vantagens:

1 - Voava em um horário sem predadores.

2 - Com excesso de consumidores.

3 - Ainda, em um momento onde as interferências climáticas não são incômodos e sua capacidade para alcançar seus objetivos era mais fácil e eficaz porque sua perda de energia inevitavelmente era menor, enfim, por quê muitos não se deram conta disso?

Muitos empresários vivem seus momentos, seus trabalhos e empresas reclusos em perspectivas diárias imutáveis. Refazem suas práticas automaticamente sem nenhuma alteração de rota, sem nenhuma criação até que o mercado o expulse por já não encontrar consumidores... nesse momento se dará conta que a concorrência cresceu, avançou, aprimorou e o deixou...

Em alguns momentos, todos deveriam ser o “pássaro da madrugada”.

Nas empresas, isso é entrar em um mercado ainda desconhecido, uma nova cidade que seja ou até mesmo um novo país, por quê não? Você já tentou?

Inovar, entre tanto, pode ser lançar um produto em um mercado que não o vende a exaustão (se houver boas perspectivas), saber o momento exato do lançamento do produto que você quer pôr no mercado... é, ainda, saber entrar em horários onde a concentração de consumidores, ainda que menor, é suficiente pra te oferecer sólidas bases.

A maior rede varejista do mundo, Wal Mart, só entrou em grandes capitais após ter se fortalecido demasiadamente nas cidades menores, assim não enfrentou os grandes enquanto ainda era pequeno, estratégia igualmente usada no Brasil pelo Magazine Luiza.

Estar onde todos estão, como todos estão e da forma que estão nem sempre é o mais adequado e muitas vezes é o que te destrói.

Saiba se posicionar no mercado não sendo mais um, questionando-se, imparcialmente.

Por quê você compraria o seu produto se sua empresa fosse de outro?

Por quê recompraria e indicaria?

Saber “definir” os melhores horários de acordo com tuas possibilidades é um dos meios para se destacar e poder usar esta vantagem para estruturar sua empresa em uma ocasião onde a concorrência não será já tão ameaçadora, o clima mais favorável e os consumidores estarão a sua espera.

Reflexões Corporativas

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