domingo, 24 de maio de 2009

Top of Mind Internet




Olá colegas leitores do blog! O portal e o Datafolha anunciaram na última semana o resultado do terceiro Top of Mind Internet. Confira o texto divulgado pelo portal:
O UOL e o Datafolha divulgaram nesta quinta-feira (14) o resultado do terceiro prêmio Top of Mind Internet, pesquisa que reconhece as marcas mais lembradas pelos usuários que navegam na web.

O prêmio se divide em 22 categorias regulares, além de três especiais. Os entrevistados foram questionados a respeito de qual marca lembram em primeiro lugar em cada uma das categorias pesquisadas.

As três categorias especiais -top teen (usuários entre 14 e 19 anos), feminino e heavy user- foram vencidas por McDonald's, Natura e Net, respectivamente.

A LG foi tricampeã em duas categorias -DVD player e TV. Fiat e Volkswagen dividem pela terceira vez consecutiva a liderança na categoria automóvel.

Outras marcas tricampeãs foram: Skol (cerveja), Coca-Cola (refrigerante), McDonald's (lanchonete), Nike (artigo esportivo), Visa (cartão de crédito), Gol (companhia aérea), Sony (câmera digital), Brastemp (refrigerador), Net (tv por assinatura), Lojas Americanas (e-commerce) e Natura (produtos de beleza).

Entre as bicampeãs, figuram Dell e LG (computador e notebook), Nokia (telefone celular) e Itaú (bancos).

A categoria plano de saúde consta pela primeira vez do Top of Mind Internet, e a vencedora foi a Unimed.

Comunicação com o consumidor
O diretor-geral do UOL, Marcelo Epstejn, explica que o objetivo do Top of Mind Internet é fornecer subsídios para as empresas perceberem o quanto a internet pode colaborar para o sucesso de seus produtos e serviços. Ele afirma que o prêmio estimula os ganhadores e também os concorrentes a continuarem investindo na propaganda online.

"O UOL, como líder de audiência, tem a obrigação de estimular o mercado, as empresas e os anunciantes a perceberem qual o valor que a internet pode agregar aos seus produtos e serviços. O importante é que estamos levando para as empresas os padrões de percepção do mercado consumidor e mostrando o valor que o investimento em marketing online pode gerar para as empresas."

Segundo o diretor da Datafolha, Mauro Paulino, responsável pela pesquisa, o Top of Mind Internet mostra que as ações em marketing na internet funcionam. "Na pesquisa notamos que as marcas mais lembradas e presentes na mente das pessoas são justamente aquelas que mais realizaram investimento em ações de marketing na internet", afirmou Paulino.

Paulino disse também que a pesquisa revela a cada ano mudanças nos resultados porque o público da internet é muito mais crítico e tem acesso maior à informação. Por isso, acaba trocando de marcas com mais facilidade conforme conhece novas propagandas e novas facilidades que lhe são oferecidas.

O diretor de Publicidade do UOL, Enor Paiano, afirma que a pesquisa ajuda a orientar as empresas em suas estratégias para falar com o consumidor.

"O interesse pela publicidade online vem crescendo ano a ano. Por isso a importância do Top of Mind Internet, que serve como principal referência para empresas e agências a respeito do retorno obtido com suas estratégias de comunicação na web."

Segundo Paiano, os resultados da pesquisa servem também de subsídio para enriquecer a análise sobre o posicionamento da marca em relação à concorrência e a performance junto a segmentos específicos, como uma região do país ou uma certa faixa etária -informações estratégicas para o planejamento de uma estratégia digital.

Especialista defende web
O economista norte-americano Greg Stuart participou do evento de anúncio do Top of Mind Internet. Ele fez uma palestra sobre o papel da mídia online no marketing e como as empresas podem utilizar o mundo virtual em ações de branding (valorização da marca).

Segundo ele, a propaganda na internet é mais eficiente do que em outros meios e é capaz de trazer retorno e benefícios superiores para as empresas. "O público é mais cativo, e a internet está se expandindo cada vez mais."

Stuart citou pesquisa que revela que 37% dos gastos com publicidade são desperdiçados por não terem um plano adequado de divulgação.

Para mudar isso, ele sugere o uso da internet como ferramenta de comunicação, até porque o custo é muito mais baixo que em outros meios. "Para conseguir um resultado igual ao obtido na internet, uma propaganda na TV sai 11 vezes mais cara", declarou.

Formado em Economia pela University of Washington, Stuart foi CEO do IAB USA (Interactive Advertising Bureau), além de ter passado por empresas como Wunderman, Cars.com, Flycast Networks e iMinds Ventures.

Metodologia
A pesquisa Top of Mind Internet foi realizada pelo Datafolha de 19 a 22 de fevereiro de 2009 em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília e ouviu 2.048 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. No caso de empate técnico entre duas marcas dentro da margem de erro, foi utilizado o conceito de "awareness" (o total de todas as marcas lembradas) como critério de desempate.

Nenhum comentário: