sábado, 27 de junho de 2009

Como manter a motivação da sua equipe: O desafio do gestor moderno

Muito tem se falado em competitividade ultimamente, porém pouco tem sem falado no papel das pessoas na busca da mesma.

As empresas buscam sucesso, aumentar suas receitas e melhorar seu lucro, porém a minoria tem um olhar apurado para aquilo que realmente pode dar lucro para uma empresa, ou seja, “Gente”. Isso mesmo, gente, pessoas, ou como queiram chamar... Recursos Humanos...

Vejo a maioria dos empresários contratando consultores, investindo em tecnologia, comprando carros novos... Mas ainda são poucos aqueles que olham para aquilo que poderá trazer lucro para uma empresa “pessoas motivadas”. Porém, como uma pessoa pode estar motivada para desempenhar sua função, se ela é tratava como lixo, um mal necessário, um custo a mais para a empresa?

Nas minhas experiências como consultor, professor e, sobretudo como funcionário, ouço histórias e me deparo com situações que me causam tristeza. Os gestores acham que pelo simples fato de empregarem uma pessoa, se tornam donos dela (qualquer semelhança com escravidão é mera coincidência), e podem fazer com as pessoas o que quiserem, e utilizam de algumas expressões nos causam calafrios, vejamos:

Você não é pago para pensar... Se você não quer o emprego, tem um monte que quer... Você é um custo inviável para empresa... Funcionário meu que estuda não serve... Entre outras...

Agora eu te pergunto: Como alguém pode trabalhar motivado com este tipo de tratamento?

A questão é simples de se responder: - Impossível!

Aquele que trabalha com pessoas deve entender que o principal trunfo de uma empresa são pessoas engajadas, motivadas, envolvidas e que defendem a empresa com unhas, dentes, e, sobretudo com muita inspiração e dedicação e isso só pode ocorrer se estas pessoas forem respeitadas, tratadas como seres humanos.

Gostaria de lembrar a você profissional que tem o papel de gerenciar ou liderar pessoas, que você pode fazer mais e melhor do que está fazendo. Ouça seus colaboradores, peça opiniões, se interesse pelas histórias deles, valorize aqueles que se dedicam e vestem de fato a camisa da empresa, não só os “bajuladores”, mas sim aqueles que acreditam na sua empresa e lutam para que ela seja a cada dia melhor.

Faça esta experiência, pessoas devem ser compreendidas, ouvidas e sobretudo valorizadas e se você construir estas pequenas redes ( que não são difíceis), te garanto, a sua empresa vai crescer, se desenvolver, ampliar seu faturamento, diminuir o grau de desperdício, dentre outros benefícios, pois pessoas motivadas e felizes te darão o resultado que você precisa sem maiores esforços, pois elas sabem mais do que ninguém como fazer, quando fazer e para quem fazer, pois afinal, as pessoas são a empresa.



2 comentários:

Raphael Gouveia disse...

Cara...
um texto excelente!



Abraço!!

+ um leitor!

Elisabete disse...

PARABÉNS !
GOSTEI MUITO !
ATÉ ...