sábado, 4 de julho de 2009

Oakley - Uma marca para ser admirada e copiada.


Poucas marcas do mundo conseguem se posicionar tão bem quanto a marca Oakley se posicionou.

Um público de esportistas, aspirantes a esportistas, galera de grana, que gosta de aventura, que gosta de materiais tops e não se preocupa em quanto vão pagar.

A marca nasceu na Califórnia em 1975, por conta do “cientista maluco” Jim Jannard, que com U$ 300,00 de investimento, bancou o negócio, no quinta de sua casa, e os primeiros produtos foram as manoplas para moto, com design e materiais inovadores. Posteriormente vieram os óculos para o motocross, no ano de 1980 e depois veio toda a linha inovadora de óculos e demais produtos.

A empresa tem hoje, uma suntuosa estrutura em sua unidade fabril nos EUA. localizado em Foothill Ranch, a uns 30 minutos de Orange County na Califórnia, é absolutamente diferente de todas as empresas que temos conhecimento nesse mundo.

O nome da sede é One Icon, que faz referência ao seu ícone número um o “O” da Oakley.

Esta sede custou 35 milhões de dólares, e dizem que foi inspirada no filme Blade Runner, Alien ou Guerra nas Estrelas (alguém dúvida vendo as fotos).




Dentro da sede, os funcionários são pessoas alternativas, que vão trampar de skate, bike, que levam seus cachorros (inclusive é comum ver dentro dos refeitórios). O clima é bem street, meio sombrio, com decoração que vai desde canos e exaustores, até um míssil da marinha americana, possivelmente usado na segunda guerra mundial.

Este é o DNA da empresa, que usa sua cultura, usa muito bem o endomarketing, evangeliza principalmente seus funcionários, que os faz vestirem a camisa, e por conseqüência acabam envolvendo os consumidores de uma maneira até certo ponto natural.


Eu já era fã da marca e dessa cultura, e ao me aprofundar, acabei me tornando mais fã. Muitas empresas brasileiras poderiam se aproveitar dessa cultura, de transformar a fábrica, em um local rentável e de visitação/culto ao seu negócio (na sede da Oakley tem duas lojas, que são muito movimentadas, devido as visitas diárias).

Você sabia?

- Oakley era originalmente o nome da cadela, uma setter irlandesa, do fundador da empresa Jim Jannard.
- A OAKLEY é considerada uma das marcas mais luxuosas do mundo, ao lado de grifes como Audi, Absolut Vodka e Louis Vuitton.
- Os óculos de sol da OAKLEY são feitos com lentes de Plutonaite (patente própria) que são as únicas lentes 100% puras do mundo.

Infos:
http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/oakley-luxo-e-tecnologia.html
Site da empresa no Brasil e EUA.

Um grande abraço e aproveitem o vídeo institucional da empresa.



3 comentários:

Otimização de sites disse...

Nossa uma das melhores marcas, não poderia ser diferente, o IMPÉRIO OAKLEY.

João Bilibio disse...

Boa tarde, sou vendedor de óculos oakley, quem tiver interesse me add no msn: otica_shop@hotmail.com
ou fone: (45) 8815-3190
vendo no mercado livre e faço sedex a cobrar. Obrigado.

gabi moraes disse...

ei adoro tudo que tem a ver com oakley haha'' por isso que tambem tenho um blog tudo para orkut mas so oakley rsrs *-*