O marketing direto tem sido muito abordado neste novo milênio. Sua proposta: Criar canais de expansão e divulgação de produtos, aproveitando todas as mídias possíveis e com isso minimizando os custos advindos do Marketing tradicional.
Quando se fala em competitividade, nota-se que as empresas que tem tido sucesso são aquelas que conseguem aumentar suas receitas e melhorar seu lucro e ao mesmo tempo conseguem diminuir seus custos operacionais, alavancando assim sua operação.
Neste contexto que este artigo começa a ganhar seus primeiros contornos e exploraremos um case de uma empresa Irlandesa do setor de voos comerciais chamada: RyanAir, você já ouviu falar?
Bem, estávamos planejando nossas férias de Julho de 2009, eu e minha esposa e queríamos fazer um pequeno tour pela Europa que não nos impactasse nos custos, afinal o Euro é uma moeda cara. Nossa idéia inicial, sairmos do Brasil, com as milhas que adquirimos e a partir de Lisboa, nosso primeiro destino, seguirmos pela Europa acima. Já que tínhamos as milhas iniciais, pensávamos que os trechos internos, seriam baratos, um grande erro! Descobrimos que um vôo interno, por exemplo, de Lisboa para Paris, via AirFrance, não sairia por menos de 1200 dólares para o casal e o começamos ver o nosso tour ameaçado.
Porém, como tínhamos um período pela frente, começamos a buscar alternativas e eis que encontramos a RyanAir. Como sou muito cético, comecei a desconfiar dos preços, afinal um trecho Europeu em média a 40 Euros por casal, tudo feito pela Internet (http://www.ryanair.com) estava muito abaixo do preço que tínhamos em mente, porém mesmo assim fechamos.
Nossa proposta: Sairmos do Porto e irmos rumo a Barcelona, custo 40 Euros. Saímos de Lisboa de ônibus e no Porto fomos à busca de saber se era ou não verdade aquilo que tínhamos adquirido, não nego, estava com muito receio, por não dizer, medo!
Chegamos ao aeroporto, super novo, moderno e fizemos o check-in e ingressamos e o vôo realmente existia, um Airbus 330 estava na pista nos aguardando e saiu no horário.
Nossa próxima empreitada: Barcelona/Londres e tudo seguiu normalmente. Fizemos um trecho Europeu de trem, TGV, Londres/Paris quem sabe outro artigo e outro conceito e finalmente um vôo de Paris/Porto, o retorno.
Voltando ao medo, nada, tudo saiu conforme prometido, vôos no horário e que é prometido é cumprido, com baixo custo.
Porém cabem algumas considerações, para não pensarmos apenas em diversão e sim a razão pela qual os preços da RyanAir serem tão acessíveis. Excetuando-se o Porto, todos os demais aeroportos ficam a pelo menos 100 Km do centro e você necessariamente tem que pegar um ônibus ofertado pela companhia, que custa em média 20 Euros. Nunca deve se esquecer do procedimento de check-in pela internet, pois se esquecer o seu custo aumenta em 40 Euros. Sua bagagem, uma de mão(10 kg) e outra a ser despachada(15 kg), nunca deve exceder a este peso, pois cada Kg excedido é de 10 Euros. Com isso não existe uma grande quantidade de pessoas no processo logístico operacional e o passageiro é responsável pelo seu próprio fluxo.
Dentro da Aeronave algo fantástico, ninguém tem assento garantido, se quiser prioridade no embarque e escolher um lugar mais atraente, paga-se 6 Euros para ter prioridade na fila. Dentro do avião nada de poltronas reclináveis e outras regalias, tudo é padrão, claro para diminuir os custos de manutenção com assentos reclináveis. Você pode estar pensando, e o serviço de bordo, como é? Esqueça, ele não existe, tudo é vendido dentro do vôo, de lanches a perfumes, de rifas a relógios e os comissários e aeromoças são vendedores, juro!
O piloto também é destaque e utiliza o microfone dacabine para fazer lances típicos de quermesses tupiniquins, hilário!
Não posso deixar de relatar os passageiros, personagens importantes nesta cruzada, estes sim dignos das maiores tramas e porque não dizer pastelões mexicanos. O vôo é uma gritaria, pois como os passageiros não são turistas habituais, lembram aquelas busões que pegávamos rumo a Santos em feriados prolongados, (isso já não mais nos pertence, estamos libertos, risos), o povo se sente em um verdadeiro piquenique, com direito a ovo cozido no banco ao meu lado, creiam, coca-cola explodindo na cabeça de passageiros, pés em cima de bancos, dentre outras coisas que só aqueles que voaram RyanAir, saberão.
Para finalizar, entre idas e vindas, estamos de volta ao Brasil ópa, com muitas histórias e experiências para contar e espero que vocês tenham curtido viajar conosco neste case fantástico/hilário chamado case RyanAir.
Um comentário:
Olá caro amigo Maróstica, tudo bem?
Hilário, ovo cozido, coca-cola explodindo... parece filme...rsrs Milagre? Só Ryanair!!!
Gostei muito do seu Blog, já adicionei aos favoritos.
Um abraço
Thiago Marini
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