segunda-feira, 27 de julho de 2009

O efeito Titanic nas empresas

Você encara os erros e as dificuldades como um processo natural e com a mesma facilidade que exalta seus acertos?

O sucesso não é determinado pela ausência de erros e sim pela minimização deles.

Nos momentos de dificuldade, ter a simplicidade para ver que errou é o meio mais rápido para consertar.

Há os que insistem que acertaram, que tudo vai melhorar, tentam tapar as falhas e o rombo vai ser cada vez maior.

É no erro que se conserta, que se ajusta, que se melhora, que se permanece ou desaparece.

Vários fatores destacam os líderes dos liderados, entre as principais características está a pronta agilidade em assumir quando se erra (o que nem todos fazem) e mais, saber quando errou.

Não existem líderes que tenham em seu histórico apenas vitórias, ao contrário, a história da maioria é repleta de dificuldades, dúvidas, receios, mas todo tem na insistência suas mais poderosas armas.

É natural que todos fujam dos erros e tentem acertar em maior escala, mas quando um erro é avistado deve-se ir ao ponto central da questão, entendendo a origem, eliminando a causa, assim como a febre é o sintoma de que algo vai mal, que existe uma melhoria a ser feita no organismo como um todo.

É nesse momento que entra o efeito Titanic nas empresas…

Quando você acredita que o que construiu é a prova de falhas, que admitir um erro na estrutura é dizer que você é menos, ou incompetente, então fará de tudo para não acreditar quando te falarem que tudo está afundando.

Ouça…pense…reflita…aja…

A agilidade é determinante para que você possa consertar, encontrar soluções e minimizar perdas.

“Buracos” na estrutura das empresas são abertos diariamente, alguns com maior, outros com menor gravidade, mas sempre nos permeiam… a questão não é querer eliminar seus aparecimentos e sim descobrir de que forma surgem.

Admitir prontamente a falha, agir rapidamente e buscar a solução mais adequada para a situação é o que determinará se você continuará navegando, ou irá afundar.

Antes de criar um projeto, ou durante a administração de seu negócio, conheça um pouco mais as teorias da falseabilidade de Karl Popper e veja que se prevenir é o melhor meio para se fortalecer.

Admitir a existência do imponderável só te prepara para agir da melhor forma quando necessário.

Enxergar com vista limpa e clara, ausente de ego e orgulho ferido podem determinar o seu sucesso e a permanência de todos que te acompanham acima do mar e não abaixo dele…

www.reflexoescorporativas.wordpress.com

Nenhum comentário: