quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Master System: duas décadas de mercado


Parabéns pra vocês, nessa data querida... não caro leitor, nenhum dos colaboradores do blog está aniversariando. Quem completou primaveras foi o Master System. Não sabe quem é esse? Pois é, o parabenizado é um vídeo game lançado pela Tec Toy no Brasil.
E aí alguém pode perguntar: mas o que tem a ver um console e marketing? Eu respondo: tudo! Um produto que completa vinte anos em um mercado que recebe a cada ano uma novidade de última geração vinda do Japão ou dos EUA, merece um espaço aqui. Pois é, o Master System está há duas décadas nas prateleiras e um dia já foi um lançamento.
Eu me lembro bem do grande boom de publicidade que foi feito pela Tec Toy, desde anúncios na TV e em revistas especializadas até um programete na TV Globo chamado “Master Dicas”. Se na mesma época a Gradiente lançou o Phantom System, que rodava jogos da gigante japonesa Nintendo, a Tec Toy se apoiava em um grande investimento em comerciais e em ações de marketing como o Master Clube que tinha até carteirinha de sócio. E por falar em publicidade na TV, o comercial era muito bem produzido e mostrava como um dos diferenciais as imagens “saindo” dos monitores graças ao acessório “óculos 3D”.
Ok, está explicado o sucesso no lançamento, mas como bater os já famosos títulos que o Phantom já possuía? Pois é, a Gradiente não podia ou não explorava o fato de que seu console conseguia rodar os games da plataforma Nes da Nintendo e, ainda por cima, a Tec Toy acabou adaptando títulos existentes no exterior para o mercado brasileiro, como: "Wonder Boy in Monster Land" que virou "Mônica no Castelo do Dragão" e "Ghost House" transformado em "Chapolim x Drácula - Um Duelo Assustador".
Por fim, surge uma última pergunta: mas isso foi no começo. E como o produto dura até hoje? O Master System permanece no mercado atendendo uma das principais regras do Marketing: explorar nichos. Se parte dos consumidores não possui R$ 1.700,00 para comprar o Playstation 3, talvez ele tenha, e tem, R$ 200,00 para adquirir um belíssimo console da Tec Toy que vem com 132 jogos na memória. Claro que a qualidade de imagem, de qualidade e etc. não são iguais, mas por pouco mais de duas centenas de reais dá pra levar uma diversão pra casa. Além do preço, o Master System teve pelo menos 18 versões, de Master System Girl, uma versão na cor de rosa, até o Master System Super Compact, que envia imagens para TV via sinal de antena. Vida longa ao console. Parabéns Master System, parabéns marketeiros da Tec Toy.

Nenhum comentário: