quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Reflexo condicionado - quando o som vale mais do que mil palavras

Outro dia estava conversando com umas amigas e veio o assunto de um novo comercial de iogurte na TV em que as pessoas batem a colher no prato e se deliciam com o produto. Mais ou menos assim: tim, tim, tintinrinrin, tim, tim. Hum, não dá pra explicar em palavras não. É melhor assistir ao vídeo aí abaixo:





O mais curioso é que todas concordaram que, ao ouvir o barulhinho, lembravam do comercial e mais ou menos tinham vontade de tomar um delicioso iogurte. Mais ou menos como a experiência do fisiologista russo Ivan Pavlov com os cães, em que há o estímulo e a resposta. Em resumo, se um pedaço de carne provoca a salivação, então, tocar uma campainha e em seguida mostrar a carne ao cão por algumas vezes isso o fará salivar na próxima vez em que a campainha for tocada.

Os criadores desse comercial (Clemenger BBDO Melbourne) foram, de certa forma, felizes ao elaborar uma sequência de sons e imagens divertidas para promover o iogurte. O único problema, na minha opinião, é que nem eu, nem minhas amigas, pudemos lembrar a marca anunciada...

Um comentário:

Reinaldo Cirilo disse...

Que demais....
Ainda bem que existe criatividade em excesso em algumas agências...