sábado, 31 de outubro de 2009

Entrevista Revista "Carreira & Sucesso", Liderança

Carreira & Sucesso : Quais os pontos ou temas básicos abordados em um treinamento para liderança?
Flávio Maneira: Quando falamos em “Liderança” estamos falando de “pessoas” e é simplesmente fascinante conhecermos um pouco mais sobre nossos comportamentos sustentados pela neurociências, como por exemplo o “pré-conceito” ( que na verdade é um mecanismo de defesa da nossa mente primata). Além disso trabalho em temas como: Tendências mercadológicas, líderes do futuro, relacionamento interpessoal, gestão do conhecimento, coaching, feedback e mudança.

Carreira & Sucesso : Quais as competências desenvolvidas no treinamento?
Flávio Maneira: É promovido um ambiente de “auto-conhecimento”, trabalhamos tanto nas competências técnicas (coaching, feedback,plano de ação) como comportamentais (inteligência emocional, inteligência social)

Carreira & Sucesso : Normalmente, qual o perfil de profissional que participa desse treinamento?
Flávio Maneira:É um público bem eclético (gerentes,coordenadores,treinadores,diretores,empreendedores, micro-empresários,pedagogos,etc) porém de forma geral bem participativos e com muita vontade de aprender o que há de novo e trocar experiências.

Carreira & Sucesso : Geralmente, o colaborador é quem solicita um treinamento desse tipo por conta própria ou é a empresa quem o convida?
Flávio Maneira:Acredito que é bem dividido, porém seria ótimo para as empresas que os seus colaboradores pudessem ver o que há de novo e serem auto-críticos no sentido de buscar evolução contínua.

Carreira & Sucesso : Há particularidades na aplicação de um treinamento dessa natureza dependendo da área de atuação do profissional?
Flávio Maneira:Em via de regra não, porém é sempre bom estar alinhado com os processos da sua empresa e se isso for um impeditivo percebido, por que não tentar inovar?

Carreira & Sucesso : Há variações na liderança, como a liderança emocional, motivacional, entre outras. Quais você acredita ser as mais importantes no desenvolvimento de um líder?
Flávio Maneira:Todas, na verdade um conjunto delas para serem aplicadas de acordo com a situação (liderança situacional), porém a capacidade de: ouvir, perguntar e motivar (inspirar) são fundamentais.

Carreira & Sucesso : Qual acredita ser a forma ou método mais eficaz de treinamento em liderança?
Flávio Maneira:A metodologia tem que ser prática, clara e vivencial.

Carreira & Sucesso : Existe algum caso de sucesso, fruto de um treinamento de liderança, que possa citar? Se detalhasse com estatísticas e números seria mais interessante ainda.
Flávio Maneira: Em Março 2009 assumi um time de representantes no brasil de uma linha de negócios envolvendo alta complexidade (medicamentos bem específicos) que por volta de 1 ano vinha sofrendo com mudanças do time de liderança (estrutura) perdendo assim a esperança e que de certa forma contribuiu para a performance abaixo do esperado...

Antecedendo nosso primeira reunião presencial enviei uma apresentação (ppt c/ fotos) minha envolvendo: quem sou eu? minhas conquistas; minha carreira; meus lazeres; minha família;meus objetivos pessoais e profissionais e minhas expectativas com o time e solicitei para que cada um fizesse o mesmo e me apresentasse em nossa reunião.

Foi unânime a felicidade e motivação de cada um do time falar de si mesmo, ou seja, contar sua história (todos nós temos uma), basta ouvirmos com atenção e de verdade. Após isso disse que a partir daquele momento iniciava uma nova equipe e que para mim o principal numa empresa são “as pessoas” que ela tem. Fizemos um “contrato de expectativas” tanto meu para com o time como do time para comigo e definimos que nossos pilares são: Transparência, Ambiente e Desenvolvimento.

De acordo com nosso últimos resultados a equipe evolui mês a mês tendo como a média de evolução do último trimestre de 128%.

Carreira & Sucesso : Como identificar um colaborador com capacitação para ser líder?
Flávio Maneira: Percebendo algumas competências como: capacidade de ouvir, motivar, foco na solução, ser resiliente e original (inovador).

Carreira & Sucesso : Qual sua opinião sobre treinamentos online?
Flávio Maneira: De forma geral estamos num momento de “convergência” do conhecimento e sem dúvidas é um pilar muito importante para essa nova era.

O crescimento mês a mês do e-learning é a prova de que não precisamos mais ir atrás do conhecimento , ele vem até nós. Sou um entusiasta dos treinamentos on line e conheço pessoas que aprenderam a falar de forma fluente inglês somente com o e-leraning, ou seja, depende de como nos dedicamos para aprender, se de fato quisermos aprendemos, seja da forma EAD ou presencial, sem dúvida o mundo ideal é a sinergia entre os dois métodos de ensino.

Nenhum comentário: