terça-feira, 3 de novembro de 2009

Você quer crescer?




Todo empresário sonha em fazer com que sua empresa cresça de forma saudável, sustentável e seja reconhecida no mercado como uma marca de grande valor.

Alguns trilharam esses caminhos e alcançaram o sucesso, outros, desmoronaram no decorrer do percurso e a maioria jamais chegou ou chegará lá.

O que determina se uma empresa será ou não bem sucedida?

A resposta é única, o mercado.

Saber oferecer o que se quer comprar gera vendas, mas para que esse mecanismo se amplie e seja efetivamente bem sucedido, existirão técnicas e mecanismos para melhorar o percurso, fortalecer o negócio e conquistar o que se busca.

Um jogador não será o vencedor se não for o campeão, mas para que seja, tem que se preparar fisicamente, com exercícios, qualidade de alimentação, sono, vida, etc… são os meios para se alcançar o resultado, assim também é com as empresas.

Para que a sua empresa seja reconhecida como um “bom jogador” e você possa caminhar para essa conquista, alguns diferenciais serão imprescindíveis, aqui, eu lanço uma pergunta que costumo fazer em meus trabalhos de consultoria.

Por que eu compraria de você e não de seu concorrente?

Você tem algo que te diferencie e te torne extremamente competitivo? O que?

Pode ser um preço imbatível, uma qualidade incomparável, um serviço que vai além do que está no mercado ou algo totalmente inédito, mas, muitas vezes, o diferencial é você e sua equipe, o modo que cativam o cliente e criam cumplicidade.

Quando a sua empresa efetua uma nova venda para um cliente que já consome seus produtos, ou ele não tem outra opção, ou você oferece o que ele precisa… está estabelecido ai um elo entre vocês.

Quanto de cumplicidade você tem com seus clientes?

Se ainda não tem tanta, quanto mais conseguiria ter?

Claro que para vender um produto, uma série de fatores são determinantes e, após a sua venda realizada, tudo influencia, como um pós venda que funciona, assistência adequada, atendimentos e resoluções eficientes.

Veja a empresa Positivo, líder de um mercado, concorrendo com gigantes mundiais da tecnologia, criou na mente do consumidor uma marca que gera confiança e preços baixos, mas, para isso, estruturou diversas variáveis para conquistar tal reconhecimento.

Alguns confundem e levam ao extremo.

Quando chega um consumidor e reclama, acham que é o fim do negócio e ficam perdidos.

É necessário entender o que o consumidor busca e não o que aquele cliente, isoladamente disse (ainda que esse pode ser o indício de um consumidor atento e que represente os que se calam), saiba diferenciar a critica produtiva da improdutiva.

Ao ter um bom produto que certamente o mercado acolheria de forma receptiva, saiba se comunicar bem, falando a linguagem que o seu cliente quer ouvir.

Temos um bom exemplo com o Lula, que tem índices altíssimos de popularidade, mantendo-se imune até nas crises de seu governo e acusações de corrupção, por quê? Porque existe cumplicidade entre ele e a população.

Saber se comunicar da forma certa, com linguagem específica e um marketing direcionado para os seus objetivos, ainda, no tempo adequado, certamente te proporcionarão bons resultados.

As vezes, a elaboração de um simples manual de instruções para que o seu consumidor tenha acesso fácil ao produto que compra, pode ser a diferença para um bom êxito de vendas.

Uma boa estratégia para conquistar clientes é expor os seus pontos positivos e os fatores de credibilidade de sua empresa, como os profissionais que fazem parte da equipe, outros clientes, suas atuações e ações ao decorrer da existência, etc…

Em outras situações, aproveite a lacuna que um concorrente deixou no mercado, não atendendo da forma certa e deixando a você a possibilidade de conquistar os consumidores órfãos de uma marca que abriu e deixou o mercado.

Saiba que a relação exata entre o que o mercado deseja, ou, desejaria e o que você pode oferecer é o único caminho para conquistar e alcançar o sucesso.

http://www.reflexoecorporativas.wordpress.com/


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