sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Nextel - Rede Social onde a Tecnologia é o telefone

Bom dia, estou de volta ao Marketing Blog pra mostrar pra vc's esse case de uma empresa que começou tímida em meio as gigantes da telefonia celular no Brasil e deu certo!


A Nextel até um tempo atrás era apenas usada por motoboys na cidade de SP mas devido a uma nova estratégia, descobriu na classe média um excelente investimento e com isso dobrou o faturamento e aumentou em 40% o número de clientes.

Confira comigo esse case de sucesso !


A campanha começou com vídeos de pessoas escolhidas a dedo e muito bem elaborada. Tenho certeza que vc já viu na TV.





Para ver outros comerciais clique aqui.

O que eles tem em comum são o fato de não serem celebridades, mas pessoas conhecidas num grupo seleto ( nem tão seleto assim, mas aí é que está o ponto né ?)

O Publicitário Celso Loducca foi o responsável pela campanha. Vem dele querer mostrar que a Nextel é uma rede social onde a tecnologia é via rádio e telefone.

Para isso escolheram pessoas, variadas que representam clubes, empresas de segmentos variados para dizer que o clube Nextel também tem essas características. Achei genial isso.

O Presidente da companhia é Sergio Chaia, que assumiu a empresa em 2006.

No terceiro trimestre do ano passado a Nextel ja possuia 2,5 milhões de clientes. Um ano antes de Chaia entrar na companhia, o número de usuários era menor que 900 mil.

Alguma dúvida que o marketing utilizado deu certo ?

Mas o diferencial, que ao meu ver fez a diferença, é focar nas pessoas. Eu sempre digo, apesar da frase não ser minha, que a internet é feita de pessoas. A Nextel está focando nesse ponto, criando sua própria rede social.

Outro responsável pela campanha que foi 100% produzida no Brasil é o vice presidente de MKT da Nextel Gustavo Diament.

Confira os dados do crescimento da empresa no Brasil.

- 2008 cresceu 53% no Brasil
- Em outros paises cresceu apenas 29% (México, Argentina)
- Em 2010 a previsão para crescimento é de 40%
- Ainda é seleto o número de usuários, cerca de 1,5% de usuários de telefonia móvel, mas para o serviço valer a pena a média mensal de investimento é de R$200,00

Outro diferencial é que a Nextel rejeita 15% dos clientes interessados em assinar com eles por não se encaixarem no perfil da empresa.

É a questão que sempre ouvimos: Transparência. Isso passa muita credibilidade, e mesmo não sendo clientes acabam falando bem da empresa... anota aí! :-)

Com isso tudo a empresa vem fidelizando seus clientes que acima de tudo estão satisfeitos com o resultado. Outro ponto importante é a relação interna com os funcionários.

"Funcionário satisfeito faz cliente satisfeito que indica novos clientes e possibilita a empresa a manter os funcionários satisfeitos" Sergio Chaia

Eu sou o Israel, siga me no twitter ! Vou ficando por aqui! Este não foi um post pago. As informações são do Mundo S/A



2 comentários:

Chico Montenegro disse...

Mto bacana a idéia do post e a explicação sobre a ação feita pela Nextel.

Adoro esses comerciais que eles fazem!

Reinaldo Cirilo disse...

Sensacional...estavamos com saudades de você Israel..rs
Parabéns pelo post.