terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Suicídio virtual

Cansado da vida online? De ter que dizer ao mundo o que está fazendo a cada minuto, de ter que testar novos sites bacanas correndo o risco de não ser popular se não o fizer? Incerto de fazer amizade com colegas dos colegas dos colegas ou com alguém que, por alguma razão, você tinha o e-mail e a rede social "sugere" que seja seu amigo?

Pois é, já existem alguns sites que prometem ajudá-lo a acabar de uma vez com o seu perfil no Facebook, no Twitter e em outras redes sociais. Com slogans do tipo "Acabe com sua vida 2.0 e com os falsos amigos e tenha uma vida social real, conheça seus vizinhos de verdade", eles parecem estar ganhando adeptos. Pois é, estava demorando.

Crédito seja dado a esses sites: eles são bem criativos, com virtual tours, depoimentos, comparação do tempo para apagar os perfis manualmente ou automaticamente e até perguntas mais frequentes. Tanto que até o Facebook já bloqueou um deles - o Web 2.0 Suicide Machine, dizendo que esse site obtém os detalhes de login (usuário e senha) do cliente e que isso é uma violação à Declaração de Direitos e Responsabilidades da empresa.

O Facebook também já mandou aviso a um outro site - o Seppukoo.com, que convida os usuários a acabarem com seus perfis no estilo samurai japonês.

Bem, eu não testei esses sites e não sei até que ponto é seguro fornecer seu nome de usuário e senha a eles. Também não quero acabar com meu perfil online. Mas gostaria de registrar que, sempre que há uma nova onda, aparece alguém na contramão. Será esse o início de uma nova tendência?





Nenhum comentário: