domingo, 28 de fevereiro de 2010

Marketing de Incentivo

Marketing de Incentivo busca mudanças para se inovar. Campanhas longas, com poucas ações e premiações para poucos não é mais indicado. A solução precisa estar mixada com outros meios e precisa ser utilizada não só para aumentar as vendas, mas para envolver equipes internas e externas e até reduzir custos.
As pessoas estão cada vez mais motivadas por mudanças constantes, o que exige ações focadas em estratégias imediatas. Para isso, é necessário um diagnóstico de cada empresa que possibilite ações segmentadas e que atinjam o maior número de pessoas. Não é mais possível acreditar que o que funcionava antes, funcionará hoje.

Neste novo cenário do Marketing de Incentivo aparecem ações pontuais com ferramentas mais segmentadas e efetivas. Os grandes prêmios para poucas pessoas perderam o sentido, pois são sempre as mesmas pessoas que conseguem fazer os melhores resultados e desmotiva o restante do público participante.

As campanhas de incentivo devem ser bem sustentadas, com mecânicas claras e soluções digitais interativas, para garantir o envolvimento dos colaboradores. Para isso, é necessário entender o que motiva as pessoas e implantar premiações que atinjam assertivamente o público envolvido.

Quando falamos em premiações mais efetivas, certamente prêmios em dinheiro serão o primeiro da lista se questionarmos as equipes participantes, mas este tipo de premiação não é a mais indicada, por questões diversas, seja porque o valor residual é zero, seja por questões legais de pagamentos neste formato.
No caso de prêmios com valor residual, viagens de incentivo podem ser a melhor forma de reconhecimento, catálogo de prêmios online também é uma ótima solução, pois permite livre escolha dos prêmios, entre milhares de opções. Inovador é permitir ao premiado escolher o que quer, ter uma experiência, sem limites, podendo ser possível andar de balão, acelerar uma Ferrari em Interlagos, saltar de pára-quedas ou até mesmo passear em um caça super sônico.
Importante ressaltarmos que a distribuição dos prêmios dentro de uma campanha de incentivo deve ser bem planejada, de acordo com a estrutura da empresa e com a verba do projeto, para que os prêmios sejam bem distribuídos, premiando o maior número possível de pessoas.

Como mensurar
A forma como as campanhas serão mensuradas também se adapta às necessidades de cada cliente nestes novos tempos. É preciso quantificar os resultados, comparando os números anteriores aos atuais.

A frequência com que as campanhas serão avaliadas também varia de acordo com os objetivos de cada empresa. O recomendado é que as campanhas durem entre seis meses e um ano e sejam avaliadas trimestralmente.

Em relação aos benefícios do Marketing de Incentivo não há duvida, o maior resultado é o aumento da produtividade. Mas as campanhas fazem mais do que isso. Empresas que investem nesta ferramenta têm funcionários mais eficientes e satisfeitos.

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