quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mind Map, construa seu planejamento, por Flávio Maneira


Recentemente realizei um treinamento sobre "MindMap", ou "Mapa Mental" e tive a oportunidade de aplica-lo junto ao meu time no objetivo de estimular o pensamento estratégico através da visão sistêmica. (um dos objetivos do mapa mental).

Enfim, o que é um "MindMap"?

É a capacidade de transformar o seu pensamento em um desenho (esboço) p/ realizar uma análise de "como estou pensando sobre tal objetivo?" vou simplificar com um exemplo:

A equipe Y tem que aumentar as vendas em x% e para isso cada membro da equipe tem a sua estratégia junto aos principais clientes...

Passo1- Procure estar em um ambiente agradável e sugiro os seguintes materiais: Cartolinas, Giz de Cera, Canetinhas colorida (isso mesmo, como se fosse uma aula de educação artística);

Passo2- Começe a esboçar toda sua estratégia nesse "papel" fique a vontade quanto a sua criatividade e a regra é não ter regras. (use formas, cores quentes e frias, ligue os pontos, enumere, escreva, faça gráficos e tudo que for necessário para o objetivo).

Passo3- Agora é o momento de você analisar sua obra de arte e ver se faz sentido e se há pontos de melhorias.

Em breve, falarei como analisar um "mapa mental" e demonstrar as tendências e armadilhas que nossa mente nos aplica.

Finaliza reforçando que é comprovado que uma vez que você transforma o seu pensamento em algo tângivel, a probabilidade de sermos efetivos e obtermos sucesso é significativamente maior.

Abraços,
Flávio Maneira


Nenhum comentário: