quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Marketing de bilhões



Qual o poder, limite e resultados que o marketing oferece?

Sim, sem dúvida, essa é uma pergunta muito genérica e que não se responde simples e facilmente.

A questão é, ainda que todos saibam a sua influência e formas, muitas vezes se confundem e se enganam com determinados comportamentos.

Hoje, quero falar sobre o homem mais rico do Brasil e analisar um pouco de seu comportamento.

Por uns, idolatrado, por outros, odiado, causa repugnância em muitos que o vêem como excêntrico, arrogante, ganancioso ao extremo, me refiro ao empresário Eike Batista.

Futilidade ou estratégia de marketing?

Para quem o acompanha a algum tempo, sabe, que afirmava que seria o homem mais rico do Brasil, em realidade, agora é.

Em uma recente entrevista nos Estados Unidos, disse que em 10 anos terá um patrimônio de 100 bilhões de dólares, um espanto para todos.

Se isso realmente acontecer, ele terá o dobro do patrimônio do maior empresário do mundo, que é o dono da Microsoft, Bill Gates...

Em uma entrevista para a revista Veja, fez questão de posar para a foto em sua casa, na frente de um Mercedes Mc Laren, um carro de mais de 1 milhão...

São pitadas da visão de um polêmico, mas indiscutivelmente, bem sucedido empresário.

Será que essa ostentação exacerbada tem, apenas, a intenção de impressionar e mostrar todo o seu poder?

Com que intenção, em um país onde as pessoas têm dificuldade de assumirem-se ricos, alguém se diz O mais rico?

A questão é simples...

Existem milhares de aplicações para investirmos, entre o mercado financeiro, patrimonial e empresarial, quais as melhores? Onde aplicar? Ainda mais, em épocas de incertezas, onde ganhar mais, correndo menos riscos?

Ai entra a estratégia de Eike...

A lógica é simples, quando anuncia, a todos que já é o homem mais rico do país e será o mais do mundo, obviamente, esse dinheiro vem através de suas empresas, ou seja, ele tem empresas extremamente lucrativas não?

Se essas empresas geram TANTO lucro para fazer dele um homem tão rico, será que não é uma excelente oportunidade aplicar nas ações de seus negócios? É exatamente isso...

Quando se divulga como o maior bilionário, vende, indiretamente, a capacidade de lucro de seus negócios que, indiretamente, levam os investidores a aplicarem em suas empresas e aumentarem seu patrimônio...

Esse fenômeno, em teoria, simples, é elaborado com estratégias muito bem elaboradas, divulgadas e expostas, criando uma aura de prosperidade e gerando segurança para os que querem “uma fatia” do seu bolo.

Tudo isso aliado a construção de empresas que investem em setores estratégicos e que geram bilhões, quando bem sucedidos, como o petróleo (ainda mais na época do Pré Sal), logística e infra-estrutura.

Não é a toa que ele é o proprietário de um grupo bilionário (EBX), que negocia suas empresas, antes mesmo, de darem lucros evidentes e constrói novas oportunidades em cima de outros negócios bem realizados.

Ainda, com o seu marketing, atrai investimentos para o Brasil e expande a nossa visibilidade como um lugar próspero e claro, mais uma vez, suas empresas interessam aos que chegam ao nosso país.

Talvez, aqui, você já esteja discordando de minha análise e dirá que para alguém alcançar tal riqueza, precisa mais que uma estratégia de se auto-promover... Concordo, mas a minha intenção não é analisar toda as suas estratégias empresariais, pelo menos não neste momento, aqui, me limito ao marketing.

Sem dúvida que o risco é enorme e ele está criando, cada vez mais, pressões e expectativas em torno de seus negócios como fontes gigantescas de lucro, mas essa foi sua estratégia e, até aqui, tem dado lucros enormes...

Por isso, quando você analisar uma frase, comportamento ou atitude dos empresários no mundo do negócio veja quais ações as suas posturas refletem. Veja como algo profissional e não pessoal e perceba que essa estratégia vale para todos nós.

Quando um vendedor se mostra bem sucedido, faz com que o seu produto tenha maior credibilidade.

Os bancos fazem o mesmo, a grande diferença de Eike Batista é que ele se promoveu, para só depois, promover os seus negócios... uma estratégia muito usada nos países mais desenvolvidos mas que assusta e confunde a muitos no Brasil, onde há tanta discrepância social e diferença de classes.

Pense, antes de qualquer atitude em sua vida profissional, de que forma isso repercutirá em seus negócios ou carreira já que, certamente, influenciará, de forma negativa ou positiva, só depende de você.

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