domingo, 7 de março de 2010

Mega Promo ou Mega Fail

A Tam lançou hoje uma promoção no horário nobre da globo, com mídia determinada nos horários entre a novela e BBB. Hoje o maior índice de audiência da televisão brasileira.
Em sua promoção divulgava e lançava uma super condição especial para compras de passagens com até 90% de desconto. Mas para a minha surpresa e de grande parte das pessoas que tentaram acessar o site, o serviço não estava disponível. Apresentando falhas de navegação.

Ai eu me pergunto, dinheiro foi para o ralo? Como consumidor e analista, no momento em que vi a oportunidade corri para o site, afinal tenho comprado muitas passagens ultimamente. Mas no primeiro acesso não consegui realizar a compra, sai e entrei de novo esperando que fosse algum erro corriqueiro. Mas também não tive sucesso na segunda, terceira, quarta e quinta tentativa. Fiquei frustrado e confesso PUTO! Poxa, era de meu interesse adquirir a passagem, eles que fizeram a promoção, eu não pedi nada. Mas não consegui comprar, poderia isso ser enquadrado como uma propaganda enganosa?

Há pouco vi pelo Twitter do Cidade Marketing a divulgação de quem mais passou por essa situação, o que me fez concluir que o problema foi generalizado e um grande fiasco. Como consumidor, eu gostaria agora de ter o direito de comprar a passagem com o desconto divulgado e como analista reforço minha conclusão. Dar tiro de canhão para quem tem um serviço falho é investir dinheiro para provar que é incompetente, é perder para você mesmo!

Será que a área de propaganda e marketing da Tam, que desenvolveram essa promoção, imaginaram ou planejaram a quantidade de acessos que eles poderiam ter? A falta de planejamento e um bom serviço ainda fazem as companhias perdem para elas mesmas.
Tam, quero minha passagem e agora como que fica?

#MegapromoTAM
@caiobertoni

6 comentários:

cbuschinelli disse...

Mas, no final das contas... conseguiu sua passagem, nao conseguiu? rs!

Christian disse...

Amigo, esse é um exemplo da falta de visão geral da área de marketing de algumas empresas. SIM, a TAM teve problemas no sistema de compras. Mas há falha em vários outros pontos, que nos fazem questionar a qualidade dos investimentos dessa empresa:
1) liguei, ouvi que seria atendido em 30 segundos e fui atendido em.... 40 minutos
2) digitei, antes do atendimento humano, meu cartão Fidelidade para um "Atendimento Personalizado". Qual a primeira pergunta que a atendente me fez@ "Olá, com quem falo?" (atendimento personalizado...)
3) na 6a era possível navegar no site mas na hora da compra, no meio do processo, dava erro e não deixava claro as razões. Um, por indicar um código do problema. Dois, porque em uma das vezes o problema foi apontado em inglês (empresa brasileira, site em português...). Três, pois não deixavam CLARO que era um problema de sistema de compras. A empresa assim vai "jogando" com um mercado fechado com apenas 2 empresas, onde realmente você acaba sendo "obrigado" a usar seus serviços. Trabalhei em mercados extremamente concorridos e sei que a liderança do marketing dessa empresa cresceu nesse mercado da aviação, que é "concorrido". Perdem oportunidades... exemplo: se eu fosse a diretora de marketing da empresa, sentaria com IT ou com o gestor do site para avaliar um Pop-Up na home, automático quando um problema desse surgisse - assim que surge metade da empresa sabe que le está acontecendo. Esse Pop-Up seria transparente e simpático como "Olá, estamos com problemas técnicos e nesse momento não estamos vendendo passagens. Mas, como sabemos que a escolha da companhia aérea é a decisão do cliente, deixe seu email no campo abaixo para que você seja avisado automaticamente da volta do sistema". Péssimo o marketing da TAM, considerando que marketing não é apenas patrocínios e mídia.

Demóstenes Muniz Brito disse...

Mas para a minha surpresa e de grande parte das pessoas que tentaram acessar o site, o serviço não estava disponível. Apresentando falhas de navegação.

Miopia em Marketing? Acredito, porque está clara a falta de planejamento em suporte web. Tráfego? Analytics? WebTrends? - Toda campanha é perdida, por falta de um serviço personalizado de hospedagem, cloud computing e segurança, para um tráfego com segurança para os curiosos (first clickers), usuários (... que fazem a compra) e clientes de fidelidade aos serviços da TAM.

Sorte! Tomara que essa falha não volte a ser repetida.

Cabral disse...

Como diria o nosso amigo Corado da PontoCON, como uma empresa quer ficar em primeiro lugar no ranking do google se não tem capacidade de atender a demanda, isso é um exemplo disso, a TAM não estava preparada para uam demanda tão grande de acessos em seu site e acabou jogando a oportunidade de vender mais (muito mais) com uma propaganda mal feita em questão de resultados, ou seja, não deu conta dos acessos em seu site e perdeu dinheiro.
obs: eu tbm entrei no site e não consegui nada!

Demóstenes Muniz Brito disse...

O caso da MegaPromoTAM lembra outro que aconteceu no início de 2010, no primeiro dia, da World Bike Tour.
Pensar na campanha é fácil, mas não podemos esquecer na audiência, suporte e tráfego de usuários de cada camapanha.

Jimmy Ribeiro - Consultor de Negócios SEO disse...

Acho que falta um pouco
mais de Análise SEO (Otimização e Análise de Trafego) na Tam, pois se a empresa acompanhasse melhor o Histórico de acessos acredito que este problema não teria ocorrido, porém também não sabemos ao certo se foi um problema técnico mesmo e por azar na hora da mídia ou como você mesmo disse Caio, "Cadê o Planejamento"!? Prefiro pensar que empresa realmente teve um imprevisto, pois seria muita incompetência e um erro muito básico de um empresa grande não acham!